Dona de uma das maiores frotas de jatos E195-E2, da Embraer, a KLM Cityhopper, braço regional da transportadora holandesa, está perto de colocar todos os seus atuais 16 aviões em serviço.
Segundo o Planespotters, apenas uma das aeronaves, de matrícula PH-NXM (o 1.700º jato da Embraer entregue), ainda está fora de serviço, mas a KLM afirmou que ele voltará a voar “em breve”.
“A KLM Cityhopper suspendeu recentemente vários E2s devido a problemas iniciais nos novos motores. Temos trabalhado arduamente em soluções com a Pratt & Whitney e a Embraer nos últimos meses. Isso nos permite usar os E2s novamente”, disse um porta-voz da empresa aérea ao Luchtvaart Nieuws.
A KLM havia confirmado a Airway em janeiro que foi obrigada a restringir os voos por conta das dificuldades em corrigir falhas encontradas pela Pratt & Whitney nos motores GTF que equipam a nova família de jatos E2, da Embraer.
A empresa chegou a ter mais da metade das aeronaves encostadas no começo do ano. Embora não ofereçam riscos, os motores precisam passar por atualizações de equipamentos e softwares para voltarem a ter condições de voo.
O problema é que a fabricante de motores dos EUA não estava preparada para realizar tantos serviços já que a falha afeta também os jatos Airbus A220 e a família A320neo.
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O E2 é conhecido pelo baixo custo operacional, a boa capacidade de passageiros e o alcance superior aos E1, também operados pela KLM Cityhopper.
A empresa aérea fechou um acordo de leasing que prevê a entrega de 25 aeronaves ao todo. Os E195-E2 da KLM Cityhopper estão configurados com 132 assentos.
Ponto para a Embraer e P&W que juntaram forças para que a KLM colocassem os E2 em operação o mais rápido possível. É de suma importância que essas aeronaves “desfilem” nos céus europeus mostrando, mais uma vez, o quão bom é este avião.