O misterioso veículo aéreo não-tripulado ‘Okhotnik-B’ (Caçador em russo) realizou seu primeiro voo neste sábado, 3 de agosto, segundo revelou a agência de notícias TASS.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, “o primeiro voo ocorreu às 12:20 no horário de Moscou e durou mais de 20 minutos. A aeronave sob o controle de um operador fez vários sobrevoos no aeródromo a uma altitude de cerca de 600 metros e um pouso bem sucedido”.
A aeronave não tripulada foi projetada e construída pela Sukhoi e recebeu o codinome Su-70. Segundo a fabricante, o drone possui uma configuração de asa voadora que utiliza um revestimento especial capaz de absorver ondas de radar. Ele é equipado com sensores para missões de reconhecimento, mas não se sabe ainda se é capaz de lançar armamentos.
Não há informações técnicas divulgadas ainda, mas observadores acreditam que o Su-70 tem um porte e características semelhantes às do X-47B, drone embarcado desenvolvido pela Northrop Grumman para a Marinha dos EUA. Ao contrário deste, no entanto, que tem um motor com exaustores que reduzem a assinatura de radar. No jato russo, o turbofan com pós-combustor parece derivado de alguma versão utilizada por caças tradicionais.
Há quem aposte que a Sukhoi tem intenção de fornecer o Su-70 como um ala não-tripulado do Su-57, caça stealth que acaba de entrar em produção na Força Aérea da Rússia.
Apesar de confirmar o primeiro voo, o governo Putin não forneceu qualquer imagem do avião nem mesmo o local onde o voo ocorreu, embora acredita-se que ele esteja sendo testado no Centro de Voos Chkalov, perto da cidade de Akhtubinsk região de Astracã.
Veja mais: Drone ‘kamikaze é apresentado na Rússia
Falta aos russos desenvolverem motores que se alojem dentro da fuselagem nas aeronaves stealth! Por fim resta saber se de fato esse não tripulado voou mesmo ou é a velha propaganda da guerra fria.