A Sukhoi revelou na semana passada o segundo protótipo do drone S-70 Okhotnik, desta vez com um aprimoramento significativo, a saída do motor de assinatura de radar reduzida.
O avião não tripulado foi apresentado em 2019 pela United Aircraft Corporation como parte de um projeto da Força Aérea da Rússia para operar o caça Su-57 em ala com o S-70.
O primeiro avião de testes realizou seu voo inaugural em agosto de 2019 e chamou a atenção pelo escape de motor convencional com pós-combustor AL-41, o que contraria a proposta de furtividade da aeronave.
O segundo S-70, no entanto, apresentou um projeto de desenho retangular que a UAC garante reduzir significativamente a assinatura de radar do jato.
“A principal característica do novo Okhotnik é a saída plana do motor plano. Devido a isso, a assinatura do radar do veículo é reduzida. Além disso, um novo centro de controle de solo está sendo criado para o drone, projetado para atender aos requisitos militares. Essas soluções aumentarão significativamente as capacidades da aeronave”, comentou Sergei Chemezov, Diretor Geral da Rostec State Corporation.
Alexei Krivoruchko, vice-ministro da Defesa da Federação Russa, afirmou que o Okhotnik será um sistema altamente inteligente e capaz de realizar missões de forma autônoma ou como parte de um esquadrão com aeronaves tripuladas ou não.