Uma suposta aeronave não tripulada de grande porte da China pode ter sido flagrada. Uma imagem publicada no site chinês Cjdby.net pode ter revelado a face do drone “Shen Diao” (“Águia Divida”), um projeto secreto que o país vem desenvolvendo desde a década de 1990. A aeronave, sem identificação alguma, foi capturada por uma câmera termográfica.
Nos Estados Unidos esse projeto vem sendo chamado de HALE, sigla em inglês para “Aeronave de Alta altitude e Longo Alcance”, e segundo estudos preliminares trata-se de uma aeronave multimissão: poderá efetuar ações de vigilância, comunicação e espionagem. Para tal, deve empregar modernos sensores de busca e radares de longo alcance.
O Águia Divina vem sendo descrito como a maior aeronave não tripulada já projetada. Segundo informações do site Popsci.com, o drone com fuselagem dupla tem 25 metros de comprimento e 50 metros de envergadura de asas, pesando entre 15 e 20 toneladas. A mesma fonte aponta que o drone gigante está sendo desenvolvido pela SAC (Shenyang Aircraft Corporation).
Especulá-se que a aeronave chinesa é uma continuação de um projeto iniciado pela fabricante russa Sukhoi Aircraft Corporation. Nos anos 1990 a empresa mostrou um conceito de drone com as mesmas características do modelo chinês O projeto levou o nome S-62, mas acabou abandonado por falta de recursos.
Autoridades chinesas não se pronunciaram sobre o assunto.