A EADS redigiu uma lista das exigências de renegociação dos
compradores do Airbus Military A400M, que inclui uma agenda
revisada de entregas, padrões para entregas, redução de fluxo na
linha de produção além de multas contratuais e descontos
inflacionais. O programa da nova aeronave de transporte pode ser
cancelado pela OCCAR, a agência européia que representa as nações
clientes da Airbus Military que pode exercer seu direito depois de
abril de 2009.
Caso o cancelamento aconteça a EADS
seria forçada a devolver 7.27 bilhões de dólares já aplicados no
programa para os clientes. Isso representa uma ameaça que a EADS
deve estar levando a sério. Por mais que a EADS possa argumentar
agora que o contrato deve ser seguido a OCCAR pode optar em colocar
seus clientes em primeiro lugar e olhar seriamente nas necessidades
operacionais urgentes que podem ser a compra de aeronaves dos
Estados Unidos que já são operacionais.
Especialistas locais dizem que o que salvará o programa A400m será a política. O cancelamento do programa desestabilizará as relações intraeuropéias no momento em que a unidade das exigências põe em risco milhares de empregos de cidadãos europeus.