Neste momento a EADS América do Norte (NA) diz não pretender
responder ao pedido de informações (request for information) feito
pela Força Aérea Americana com o propósito de substituir sua frota
de aeronaves de transporte presidencial Boeing 747-200 VC-25 ou Air
Force One (AF-1).
Embora a concorrência anunciada seria
bombástica, e a melhor escolha pareceria o Airbus A380, a EADS
insiste que só os interesses de negócios guiaram a sua decisão. A
USAF planeja comprar somente três aeronaves. A justificativa da
EADS NA é que o pedido é pequeno e que não justifica ocupar a linha
de montagem e mover profissionais de engenharia da Europa para os
Estados Unidos – dois princípios-chave da sua estratégia de
crescimento nos EUA.
“Depois de um cuidadoso estudo, determinamos que a participação no programa AF-1 não nos ajudaria a estabelecer negócios objetivos nesta empreitada”, disse um porta-voz da EADS NA. Mas a empresa européia ainda está ativa no mercado de defesa americano. A EADS NA continua envolvida na concorrência KC-X com a parceria da Northrop Grumman, e está considerando financiar o Helicóptero de Reconhecimento Armado (ARH), e vai entregar 322 helicópteros utilitários leves UH-72A para o Exército.
A EADS de início confirmou o interesse em participar da
concorrência AF-1 em outubro de 2007. A empresa foi convidada a
fornecer dados sobre o A330, A340 e A380 como parte de um plano de
análises alternativas.
Na época a EADS disse que forneceria dados para a USAF sobre o A380
assim como o faz para qualquer outro cliente.
A Boeing agora é o único fornecedor restante para o contrato AF-1.
A USAF está procurando por uma aeronave tipo widebody que abrangem
os modelos 767, 777, 787 e 747-8.