Com uma das mais ecléticas forças aéreas do mundo, o Egito pode contar com um novo caça em breve. Segundo fontes do jornal Il Fatto Quotidiano, o país africano estaria a um passo de fechar um acordo para adquirir material bélico via a Itália, entre eles 24 caças Eurofighter Typhoon.
O pacote é mais extenso e inclui também o treinador avançado M-346, quatro fragatas, 20 embarcações de patrulha e um satélite, que somados atingem a cifra de $3bilhões.
As negociações já ocorrem há três anos e dependem apenas da confirmação do Primeiro Ministro da Itália, Mario Dargi, segundo fontes do Il Fatto Quotidiano.
As informações ainda esparsas atribuem à Leonardo, fabricante italiano, 60% do faturamento com o pacote. O programa Eurofighter Typhoon reúne os sócios Airbus, BAE Systems e o grupo italiano.
O caça europeu de 4ª geração tem amargado várias derrotas em concorrências internacionais, ao contrário de seu rival mais direto, o Dassault Rafale.
Por falar no caça francês, a Força Aérea do Egito é um dos maiores clientes externos da aeronave, com 54 pedidos firmes. Além do Rafale, os egípcios operam uma variedade enorme de jatos de combate como o F-16, os Mirage 5 e 2000 e os russos MiG-29 e Su-35.
Além disso, em março, o comandante das forças militares dos Estados Unidos no Oriente Médio, general Frank McKenzie, declarou durante uma sessão do Senado que o governo Joe Biden deve aprovar em breve a venda de caças F-15 Eagle à Força Aérea do Egito.
É… que Israel fique atento!!
Ué, está preocupado com o que ?
Israel tem que sair é das terras dos outros, isso sim.