A Embraer realizou nesta semana o “C-390 Millennium Day” em Nova Déli, evento que reuniu representantes de entidades públicas e privadas da indústria aeroespacial e de defesa da Índia. No encontro, a fabricante apresentou suas estratégias para apoiar as iniciativas “Make in India” e “Atmanirbhar Bharat” (Índia autossuficiente), promovidas pelo governo local para alavancar diferentes setores no país.
“O evento foi uma ótima oportunidade para aprofundar a relação com os players da indústria local e fortalecer o C-390 Millennium no país”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As conversas foram interessantes e abriram o caminho para construirmos uma proposta customizada para a Índia e a Força Aérea Indiana.”
Como se sabe há algum tempo, a Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês) busca uma nova aeronave de transporte médio. O objetivo da IAF é adquirir entre 60 e 80 aviões desse porte e o C-390 é uma das poucas opções nessa categoria – o outro é o quadrimotor turboélice C-130J Super Hercules da Lockheed Martin.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No início de 2023, a IAF, inclusive, solicitou um pedido de informações sobre o C-390 Millennium e foi atendida pela Embraer. Também neste ano, em fevereiro, a aeronave multimissão fabricada no Brasil foi exposta no AeroIndia.
A evolução para um acordo de compra do C-390 pela Índia, no entanto, ainda depende de uma série de desenvolvimentos. Para Nova Déli, o ideal seria a formação de uma joint venture da Embraer com uma empresa local para estabelecer uma linha de produção aeronave no país. Nesse sentido, a fabricante estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), que produz o caça Tejas, poderia ser o parceiro da companhia brasileira na fabricação do avião destinado à IAF.
A aeronave militar da Embraer, na versão KC-390 (designação da versão com capacidade de reabastecimento aéreo), entrou em serviço com a Força Aérea Brasileira (FAB) em 2019. Segundo a fabricante, a atual frota de seis aeronaves já acumula mais de 9.500 horas de voo com nível de disponibilidade em torno de 80% e com taxa de conclusão de missão acima de 99%.
A Embraer soma até o momento 26 pedidos firmes pelo C-390/KC-390. São 19 encomendas (com seis entregas já realizadas) da FAB, cinco de Portugal e dois da Hungria. A aeronave também foi selecionada pela Holanda, mas o contrato para compra de até cinco aviões ainda não foi firmado.
India a Autosuficiente e o projeto da nova geração de caças Tejas para 2026. Se querem sinergia e aproveitar componentes ou processos do Tejas, é melhor pegar nosso C390 com tecnologia moderna tipo fly by wire, etc.. Doque um projeto de mais de 50 anos. Tendo sinergia, torna se mais fácil a localização dos componentes. Fora que estão recebendo de graça a tecnologia de ponta da EMB.