Curitiba vai ser a primeira cidade do Brasil e da América Latina a sediar a demonstração aérea de uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O voo será realizado com o modelo EH216 AAV da empresa chinesa EHang, durante o congresso Smart City Curitiba Expo de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos do Parque Barigui, informou a prefeitura da capital paranaense na última quinta-feira (19).
“O futuro aterrissou dentro da Prefeitura de Curitiba. Fomos apresentados ao eVTOL e nós, como cidade inovadora, autorizamos os estudos para que este tipo de veículo faça um percurso nos céus curitibanos. Quero isso o mais cedo possível porque quero que Curitiba entre pela porta da frente no futuro”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
A demonstração do EH216 AAV em Curitiba é uma iniciativa da AT Global, representante da EHang no Brasil. Os voos, porém, serão executados sem a presença de ocupantes a bordo do eVTOL.
CEO da AT Global, Alexandre Daltro, explicou que a EHang enxerga em Curitiba a vitrine ideal para iniciar as operações do eVTOL nos países da América Latina. “Curitiba é uma cidade que oferece todas as condições para testar uma tecnologia disruptiva como o eVTOL. Queremos mostrar para todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo com o potencial de mudar a forma como nós enxergamos a mobilidade aérea urbana.”
Fundada em 2006, a EHang ganhou espaço no mercado chinês e internacional fornecendo drones de captação de imagens. Em 2016, a empresa expandiu sua atuação ao apresentar seu primeiro protótipo de eVTOL, o EH184 com capacidade para dois ocupantes e controles autônomos. O EH216 AAV é o segundo “táxi voador” projetado pela companhia chinesa, que desde 2018 realizou mais de 1.000 voos com o aparelho.
eVTOLs em Curitiba
Na apresentação do eVTOL ao prefeito Rafael Greca, representantes da AT Global também exibiram o plano para construir um vertiporto no Parque Barigui, em Curitiba. O projeto da estrutura é elaborado por Elaine Zanon, fundadora do escritório de arquitetura Arquitetare.
“Essa proposta colocaria o eVTOL em definitivo na cidade, contribuindo para que as pessoas conheçam essa nova forma de deslocamento, trazendo o futuro para Curitiba a ser replicado por todo o Brasil, destacou Elaine.
Para que o projeto se concretize, a EHang, por meio da AT Global, vai também buscar a regulamentação de voos tripulados neste tipo de aeronave junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
É muito abuso!!