Em novembro, Airbus entregou 77 aviões e recebeu 220 encomendas

Mas total de encomendas do A380 acabou reduzido para apenas 251 aeronaves, 240 delas já entregues
Aviões da Airbus no Dubai Airshow: novembro fez encomendas ultrapassarem os 20 mil jatos (Airbus)
Aviões da Airbus no Dubai Airshow: novembro fez encomendas ultrapassarem os 20 mil jatos (Airbus)

A Airbus publicou nesta quinta-feira (5) seu resumo de entregas e encomendas. O resultado de novembro mostra que a fabricante europeia agora acumula um total de 20.058 pedidos pelos seus jatos comerciais, entre aviões já entregues e a serem montados.

Os dados do mês passado revelam que a empresa conseguiu 222 encomendas firmes, a maior parte firmada durante o Dubai Airshow com companhias aéreas da região. O maior pedido veio da Air Arabia, que fechou um acordo para 73 A320neo e 47 A321neo. A família de jatos narrowbodies respondeu por 64% dos pedidos, aliás.

Entre os widebodies, destaque para o pedido firme da Emirates por 50 A350-900, aeronave que havia sido alvo de outro contrato cancelado pela empresa dos Emirados Árabes Unidos.

No entanto, essa negociação acabou provocando uma imensa baixa nos pedidos do A380 já que a Emirates, maior operadora do modelo, optou por substituir o maior jato de passageiros do mundo pelo birreator avançado. Com isso a lista de pedidos foi subtraída em 39 aviões e agora possui apenas 251 unidades reservadas. Destas, 240 já foram entregues e duas delas estão desmontadas na França.

Outra aeronave que viu sua lista de clientes crescer foi o A330neo. Com dois pedidos, um da filipina Cebu Pacific, e outra da empresa Cit Leasing, a variante -900 acumula agora 783 pedidos, 298 dos quais já entregues – dois deles para a Azul Linhas Aéreas.

O A330-900neo foi um dos destaques em entregas em novembro, incluindo um jato para a Azul

Cliente não revelado

Curiosamente, a versão A330-800, que está em fase de homologação, conseguiu ampliar seus pedidos de 10 para 14 aeronaves. No entanto, o cliente desses novos quatro aviões não foi revelado pela Airbus.

Já o A350-900 está perto de se transformar na versão mais vendida entre os widebodies da Airbus. Ele está a apenas seis unidades do A330-300, o mais bem sucedido jato de dois corredores da fabricante europeia e que ainda está em produção.

No acumulado de 11 meses, a Airbus já entregou 725 jatos em 2019 e conseguiu 718 encomendas líquidas até aqui – a soma dos novos pedidos menos os aviões cancelados. A meta da fabricante é entregar 860 jatos neste ano.

O A380 perdeu 39 encomendas da Emirates e agora soma um total de 251 pedidos firmes (Airbus)

Veja também: Airbus celebra produção do centésimo jato da família A220

Previous Post

Projeto “secreto” da Boeing, FSA pode originar sucessor do 737 MAX

Next Post

Força Aérea dos EUA busca novo avião para o “fim do mundo”

Related Posts