O A220-500 pode nunca existir. Em vez de a maior variante da família A220 ganhar essa designação, a Airbus sugere que ele poderá ser batizado como ‘A221’.
Em entrevista ao The Air Current, Christian Scherer, CEO de Aviação Comercial da fabricante, citou o apelido no lugar de A220-500.
A Airbus segue empurrando o lançamento do novo jato de corredor único, alegando ter muitas indefinições a respeito. Uma delas está justamente no tamanho.
Argumenta-se que o A221 terá de levar cerca de 170 passageiros numa configuração padrão, cerca de 20 assentos a mais que o A220-300. Mas Scherer quer que a aeronave ofereça uma alcance igual ou maior que os atuais modelos.
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Por conta disso, a fabricante estuda desenvolver uma nova asa com material composto. Sua rival, a Embraer, segue uma filosofia semelhante nos E2, que possuem asas sob medida para cada versão.
Motor LEAP
Certo mesmo é que o A221 terá opções de motores, assim como a família A320neo. Além do GTF, da Pratt & Whitney, o plano é certificar a aeronave para ser equipada com o CFM LEAP, abrindo mais possibilidades aos potenciais clientes.
Um A221 com 170 lugares e um alcance em torno de 3.500 milhas náuticas seria um páreo duro para outros jatos como o Boeing 737 MAX e mesmo o A320neo.
Isso porque o inédito jato comercial poderia voar para vários destinos com uma economia de combustível bastante superior aos atuais aviões da categoria.
O horizonte de lançamento do agora A221, no entanto, ainda é incerto. Será preciso esperar que a Airbus consiga unir os pontos para criar uma aeronave imbatível.