O programa Medium Transport Aircraft (MTA), da Força Aérea da Índia (IAF), tem motivado a Embraer a propor lances ousados para garantir uma encomenda de 40 a 80 aeronaves C-390 Millennium.
Em meio ao Aero India 2025, maior exibição aeroespacial do país, a fabricante brasileira revelou planos de abrir uma subsidiária em Nova Déli no segundo trimestre.
Segundo Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, as instalações indianas podem se transformar em um hub na região, não apenas para suprir a força aérea local.
O governo indiano condiciona qualquer proposta a um investimento para uma linha de montagem no país, daí a Embraer ter fechado uma parceria com a Mahindra.
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Ainda segundo o executivo-chefe da divisão de defesa da empresa, espera-se que a IAF lance um requerimento para propostas (RFP) ainda neste ano e que um vencedor seja anunciado em 2026.
A previsão, no entanto, pode ser otimista. Ao Flight Global, o ex-marechal-chefe do ar VR Chaudhari afimou que o programa MTA não é uma prioridade imediata, devendo surgir mais para o final da década.
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A Força Aérea da Índia opera atualmente um mix de aeronaves de transporte que inclui do rival C-130J, o enorme Boeing C-17, novos turboélices C295, mas também o An-32 e o quadrimotor Il-76, ambos da era soviética.
O futuro avião do do programa MTA deverá substituir justamente esses dois modelos. Além da Embraer e da Lockheed Martin, também disputa o pedido a Airbus com o maior A400M.