Cotado para ser o primeiro cliente internacional do novo cargueiro militar KC-390, Portugal pode estar perto de concretizar sua compra. Segundo o jornal português Diário de Notícias, a Embraer aceitou a condição do governo lusitano em pagar 827 milhões de euros por cinco aeronaves.
De acordo com a publicação, a Embraer pedia “algumas dezenas de milhões de euros” acima dos 827 milhões. Esse valor é o orçamento máximo inscrito da proposta de Lei de Programação Militar (LPM) aprovada, em novembro de 2018, pelo Conselho de Ministros em Lisboa, para o programa de substituição dos C-130 Hercules da Força Aérea Portuguesa. A cifra pedida pela fabricante brasileira não foi divulgada.
O incomodo dos portugueses com o valor cobrado pela Embraer veio a público em janeiro deste ano, durante uma audição parlamentar do então chefe do Estado-Maior da força aérea sobre o teto da nova LPM. Dias depois, o ministro da Defesa de Portugal reforçou que país desistiria de comprar os KC-390 se a fabricante não baixasse o preço dos aviões, e escolheria outro modelo para substituir os Hercules.
Além das cinco aeronaves, o acordo com a Embraer ainda abrange um simulador de voo e manutenção durante o clico de vida útil dos aviões, acrescentou o jornal.
Apesar de todo envolvimento dos portugueses no programa KC-390, com importantes fábricas de componentes da aeronave instaladas no país, Portugal ainda não é um cliente do novo jato militar da Embraer. A compra dos aviões ainda depende da LPM ser aprovada no parlamento em Lisboa e só depois o contrato pode ser assinado.
Citando fontes não identificadas no ministério da defesa de Portugal, a publicação apontou que está afastada a possibilidade de um “contrato promessa” com a Embraer, porque esses documentos normalmente incluem multas se for ultrapassado o prazo acordado para assinar o contrato definitivo.
Em entrevista ao jornal português, o ministro da Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho, disse que a compra dos cinco KC-390 está em fase “pré-final de negociação”. O parlamentar ainda afirmou que a decisão final sobre a aquisição deve ser divulgada em até três meses.
Além de Portugal, parceiro no programa e potencial cliente do KC-390, outros países também tem esse mesmo status, embora com participações menores no desenvolvimento. São eles a Argentina, Chile, Colômbia e República Tcheca.
Até agora o único cliente confirmado do KC-390, a Força Aérea Brasileira deve receber sua primeira aeronave no primeiro semestre deste ano e a segunda na última metade do ano. A encomenda da FAB é de 28 aeronaves.
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É uma pena que a Boeing vai matar a EMBRAER, o KC-390 será “o último vôo da Embra”…
Correção… Já estava falado que o preço iria ser 827 POR 6 AERONAVES + SIMULADOR desde I ano passado… A Embraer depois mudou o preço para quase 1 bilião… Agora aceitaram o preço originalmente planeado mas só com 5 aeronaves. Por isso, eles não baixaram o preço, estão a tentar roubar. Mas isto é assim com corporações… Venderem-se para a Boeing foi um erro que acabará com a Embraer, tal e qual como foi um erro o estado português vender o OGMA para a Embraer.
Devia-se estar a olhar para c130j-30, a400 e especialmente o kawasaki C-2 (os japoneses não engrupam os clientes como certas companhias), mas como há pessoal no governo português envolvido no programa 390, eles querem receber o cacau€€€…