A Embraer anunciou nesta segunda-feira (21) a entrega de um Phenom 100EV e um Phenom 300E para dois clientes brasileiros, separadamente, alcançando a marca de 250 entregas de jatos executivos na América Latina.
O Phenom 100EV foi entregue para uma empresa industrial não divulgada, a qual selecionou a aeronave para manter operações comerciais cruciais durante a pandemia da COVID-19. O Phenom 300E foi entregue à AGROJEM, empresa do setor de agronegócio.
“Estamos orgulhosos de entregar a melhor experiência na aviação executiva para dois novos e valiosos clientes no Brasil, país de origem da Embraer,” disse Michael Amalfitano, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “Essas entregas são prova do valor intrínseco da aviação executiva, já que cada companhia está adquirindo seu primeiro jato executivo exclusivamente pela eficiência de tempo e a economia de custos, assim como pelos benefícios de privacidade, saúde e segurança.”
“Devido à nossa contínua expansão das operações, tomamos a decisão de fazer a transição de um turboélice para o novo Phenom 300E. Com a aeronave anterior, voávamos 200 horas por ano. Agora, com o Phenom 300E, nossa expectativa é cobrir a mesma distância em apenas 120 horas por ano, economizando um tempo valioso e recursos,” disse José Eduardo Motta, CEO da AGROJEM. “O Phenom 300E é uma verdadeira máquina de economia de tempo. Além de reduzir nosso tempo de viagem, a aeronave também cria oportunidades para conectividade contínua e disponibilidade para se trabalhar em trânsito.”
Os modelos da série Phenom são jatos executivos mais vendidos da Embraer. A aeronave de entrada Phenom 100 soma mais de 380 unidades entregues no mundo todo desde 2008, enquanto o Phenom 300, lançado em 2009, alcançou neste ano a marca de 500 entregas.
Desde 2002, quando estreou na aviação executiva, a Embraer entregou mais de 1.400 aeronaves. Cerca de 60% desses aviões voam nos EUA, o maior consumidor de jatos VIP do mundo. Na América Latina, as maiores frotas estão no Brasil e México.
O primeiro jato executivo da Embraer foi o Legacy 600, uma variante do jato regional ERJ-135. Em seguida, a fabricante desenvolveu a série Phenom, o Lineage 1000 (baseado no jato comercial E190) e os modelos Legacy 450 e Legacy 500. No ano passado, a empresa entregou os primeiros exemplares dos novos jatos Praetor 500 e Praetor 600.
Em agosto, a Embraer reduziu seu catálogo de jatos executivos e passou a oferecer somente os modelos das famílias Phenom e Praetor. A empresa também oferece um serviço que converte o Legacy 450 em Preator 500.
Veja mais: Primeira aeronave fabricada pela Embraer foi um planador