A Embraer Aviação Executiva anunciou nessa segunda-feira (16) que vai aumentar o alcance do novo jato executivo Legacy 450 para 5.371 km. Isso representa 602 km a mais sobre a autonomia de voo da aeronave recentemente certificada. Com o alcance estendido, a aeronave poderá voar sem escalas de Nova York a Los Angeles ou então de São Paulo até o Panamá, na América Central. O primeiro modelo com a capacidade adicional deverá ser entregue no terceiro trimestre de 2016, informou a fabricante.
“O Legacy 450 foi desenvolvido para ser um jato executivo revolucionário na categoria mid-light. Agora, nós decidimos ir além para atender solicitações dos clientes que desejam alcance transoceânico na melhor cabine da classe”, disse Marco Tulio Pellegrini, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “O maior alcance expande a capacidade operacional da aeronave sem comprometer o desempenho certificado”, completou.
Como explica a Embraer, a ampliação do alcance foi conseguido com modificações nas asas que permitem armazenar mais combustível. O aumento da autonomia será oferecido como opcional para as primeiras aeronaves de série que não tenham os tanques extras de combustível. No momento, o preço jato executivo se mantém em US$ 16,57 milhões.
A modificação não altera significativamente o desempenho da aeronave, que mesmo com o aumento de peso (que não foi especificado) desenvolve a mesma velocidade de máxima da configuração atual, de 1.050 km/h (Mach 0,83). As distâncias para pouso e decolagem foram ligeiramente ampliada (questão de poucos metros) e a capacidade de carga do Legacy 450 com alcance estendido caiu de 1.350 kg para 1.325 kg.
Veja mais: Embraer entrega 300º jatinho Phenom 300