Embraer anuncia certificação do cargueiro E190F pela EASA

Aval da autoridade de aviação civil europeia já havia sido dado no final do ano passado como uma atualização dos registros da aeronave
Jato cargueiro E190F
Jato cargueiro E190F

A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 10, ter obtido a certificação de tipo da EASA para o cargueiro E190F. A aprovação, no entanto, havia sido concedida no final do ano passado, como mostramos aqui.

Com o aval da EASA, a aeronave tem assim a tripla certificação já que havia sido aprovada pela FAA, dos EUA, e pela ANAC no ano passado.

“A certificação da EASA é um marco importante em nosso programa de conversão de jatos de passageiros para cargueiros e estamos entusiasmados com este mercado. Desenvolvemos a aeronave perfeita para preencher as demandas de mercado, atendendo à necessidade global por entregas mais rápidas, não apenas para áreas metropolitanas, mas para todas as regiões”, afirmou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

Aeronave pode levar até 13,5 toneladas de carga

como programa E-Freighter, a conversão para carga dos jatos regionais visam preencher uma lacuna no mercado entre turboélices de carga e aeronaves como o Boeing 737-800BCF e o Airbus A320P2F.

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Enquanto o ATR 72-600F uma carga paga estrutural de 9,6 toneladas, o E190F pode levar até 13,5 toneladas e o E195F, 14,3 toneladas de carga.

O alcance, de cerca de 2.500 nm, é similar a um Boeing 737-300SF, mas com um consumo de combustível bem menor.

A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing
A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing (NAC)

Único avião convertido parado

A certificação de tipo pela EASA ocorre em meio a notícias sobre a perda de um dos três clientes do programa, a arrendadora NAC, que havia feito um pedido para conversão de 10 aviões de sua frota.

O primeiro cliente do E190F deveria ser a Astral Aviation, do Quênia, que voaria com jatos da NAC. Mas a empresa afirmou que a aeronave não está mais em seus planos em virtude do custo elevado.

Há ainda a chinesa Lanzhou Aviation Industry Development Group, que fechou um acordo para converter 20 aeronaves, e outra lessor, a Regional One, associada a um pedido de 10 jatos.

Jatos E190F e E195F: programa de conversão foi lançado em 2022 (Embraer)

A Regional One, inclusive, é até aqui a única empresa a receber o único E190F convertido que se tem notícia, a aeronave de matrícula N986TA.

O jato, no entanto, está nas instalações da Embraer desde 26 de janeiro após realizar alguns voos locais na Flórida, EUA, no ano passado.

Em declaração à Flight Global, Arjan Meijer, CEO da Embraer Commercial Aviation, afirmou que a empresa busca fechar parcerias com empresas de MRO para que executem a conversão dos E-Freighter.

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