A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 10, ter obtido a certificação de tipo da EASA para o cargueiro E190F. A aprovação, no entanto, havia sido concedida no final do ano passado, como mostramos aqui.
Com o aval da EASA, a aeronave tem assim a tripla certificação já que havia sido aprovada pela FAA, dos EUA, e pela ANAC no ano passado.
“A certificação da EASA é um marco importante em nosso programa de conversão de jatos de passageiros para cargueiros e estamos entusiasmados com este mercado. Desenvolvemos a aeronave perfeita para preencher as demandas de mercado, atendendo à necessidade global por entregas mais rápidas, não apenas para áreas metropolitanas, mas para todas as regiões”, afirmou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2024/07/e190f-far2-960x640.jpg)
como programa E-Freighter, a conversão para carga dos jatos regionais visam preencher uma lacuna no mercado entre turboélices de carga e aeronaves como o Boeing 737-800BCF e o Airbus A320P2F.
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Enquanto o ATR 72-600F uma carga paga estrutural de 9,6 toneladas, o E190F pode levar até 13,5 toneladas e o E195F, 14,3 toneladas de carga.
O alcance, de cerca de 2.500 nm, é similar a um Boeing 737-300SF, mas com um consumo de combustível bem menor.
![A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/07/E190F-Astral-Aviation-1500x844-f349fce9-bdaa-42f1-b33b-654791304b4b-960x540.jpg)
Único avião convertido parado
A certificação de tipo pela EASA ocorre em meio a notícias sobre a perda de um dos três clientes do programa, a arrendadora NAC, que havia feito um pedido para conversão de 10 aviões de sua frota.
O primeiro cliente do E190F deveria ser a Astral Aviation, do Quênia, que voaria com jatos da NAC. Mas a empresa afirmou que a aeronave não está mais em seus planos em virtude do custo elevado.
Há ainda a chinesa Lanzhou Aviation Industry Development Group, que fechou um acordo para converter 20 aeronaves, e outra lessor, a Regional One, associada a um pedido de 10 jatos.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Freighters-Formation-1-960x640.jpg)
A Regional One, inclusive, é até aqui a única empresa a receber o único E190F convertido que se tem notícia, a aeronave de matrícula N986TA.
O jato, no entanto, está nas instalações da Embraer desde 26 de janeiro após realizar alguns voos locais na Flórida, EUA, no ano passado.
Em declaração à Flight Global, Arjan Meijer, CEO da Embraer Commercial Aviation, afirmou que a empresa busca fechar parcerias com empresas de MRO para que executem a conversão dos E-Freighter.