A Embraer anunciou nesta quarta-feira (21), no Paris Air Show, um acordo de colaboração com a multinacional GKN Aerospace para o desenvolvimento na área de hidrogênio para a aviação. A parceria entre as empresas pode resultar no desenvolvimento de uma plataforma de demonstração da tecnologia em voo.
Os sistemas de motorização por células de combustível a hidrogênio são considerados peças-chave para reduzir os níveis de emissões poluentes na aviação no futuro. São essencialmente motores elétricos que obtém a energia para funcionar a partir de reações químicas com o hidrogênio, dispensando assim o uso de pesadas baterias.
O novo acordo de parceria faz parte do compromisso da Embraer para atingir a meta de zero emissão até 2050. Desenvolvedora e fabricantes de diferentes sistemas aeronáuticos, a GNK Aerospace já tem estudos avançados sobre hidrogênio em andamento na Holanda, Suécia e Reino Unido. A maturação dessa tecnologia e aplicação no setor comercial é esperado para meados da próxima década.
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“O imperativo da sustentabilidade impulsiona os programas de pesquisa e desenvolvimento da Embraer e o potencial desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia a hidrogênio representa um marco importante em nossa rota tecnológica rumo ao futuro da aviação sustentável. É uma satisfação ter a GKN Aerospace como parceira nesta jornada”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
John Pritchard, Presidente da unidade Civil Airframe da GKN Aerospace disse: “Estamos orgulhosos em realizar essa parceria com a Embraer e explorar os próximos passos na adoção de tecnologias de hidrogênio na aviação. Ao unir forças e aproveitar o poder destas tecnologias, não estamos apenas reduzindo as emissões de carbono, mas também criando uma nova era de viagens aéreas mais sustentáveis. Esta parceria exemplifica nosso compromisso em impulsionar a inovação e abrir caminho para um futuro mais verde para o setor aeroespacial”.
A GNK trabalha atualmente no programa H2Gear, um sistema de propulsão a hidrogênio líquido projetado especificamente para aeronaves de pequeno porte. Um aparato desse tipo pode ser adequado para impulsionar pelo menos um dos conceitos propostos pela Embraer na família Energia de aviões ecológicos, no caso o modelo Energia H2 Fuel Cell para 19 passageiros.