A Embraer apresentou nesta semana a nova geração de seu avião agrícola, o Ipanema 203. A aeronave está exposta na 22º edição do Agrishow, feira dedicada ao agronegócio realizada em Ribeiro Preto (SP), de 27 de abril a 1 de maio. O novo avião da empresa brasileira realizou seu primeiro voo neste mês, em Botucatu (SP), onde fica a linha de montagem do aparelho.
Segundo o fabricante, o novo Ipanema possui melhorias que otimizam o seu trabalho no campo, que é a deposição de fertilizantes e defensivos agrícolas em voo rasante sobre plantações. As principais alterações foram o aumento da envergadura da asa, que ganhou mais 2 metros, e o hooper (compartimento com lançador que leva os agentes agrícolas) recebeu um incremento de 16% em seu volume. Com essas alterações, o avião aumentou em 20% sua faixa de deposição, permitindo trabalhar mais rápido cobrindo a mesma área.
O avião também tem novos winglets (ponta das asas) e uma nova alavanca de pedal, com ângulos mais suaves. De acordo com a Embraer, essas mudanças deram ao Ipanema maior controle e precisão nas manobras. O Ipanema 203 também possui a cabine mais alta em relação ao modelo anterior, característica que aumenta a visibilidade do piloto. As demais alterações são a introdução de um novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com airbag e assento com revestimento de couro.
O novo avião agrícola mantém a opção de motorização movida a etanol, que segundo a empresa responde por 80% das vendas do produto. Aeronave mais longeva da Embraer, o Ipanema é produzido a 43 anos e já soma mais de 1.360 unidades vendidas no mundo todo.
As principais culturas que utilizam esse tipo de avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, eucalipto, milho, soja e café. O Ipanema 203 também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios. A Força Aérea Brasileira possui em sua frota quatro Ipanema, que servem como rebocadores de alvos em treinamentos de tiro.
[table]Tabela Comparativa:,,Característica,Ipanema 203,Ipanema 202
Comprimento das asas,13.30 m,11.07 m
Envergadura da empenagem,4.27 m,3.66 m
Altura máxima,2.43 m , 2.22 m
Comprimento da aeronave,8 m,7.43 m
Diâmetro da hélice,2.18 m,2.13 m
Capacidade do hopper,1.050 litros,900 litros[/table]