A Embraer apresentou nesta terça-feira, 21, o primeiro protótipo jato de transporte militar KC-390. O roll-out ocorre una fábrica de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e contou com a presença de autoridades de países sócios no projeto como Argentina, República Tcheca e Portugal.
O KC-390 é o mais avião já construído no Brasil e tem como meta substituir a frota de cargueiros militares antigos como o C-130 Hercules, da Lockheed Martin. Ele pode levar 26 toneladas de carga voando a uma velocidade de cruzeiro semelhante a de um jato comercial – o Hercules é turboélice e mais lento.
A FAB é a primeira força aérea a confirmar um pedido, com 28 unidades encomendadas e que serviram para dar início ao programa. Mas a procura pelo aparelho deve disputar um mercado de cerca de 700 aeronaves nos próximos 15 anos.
O protótipo deve realizar seu primeiro voo ainda em 2014 e as primeiras entregas devem ocorrer em 2016.
MARAVILHA, ESTE É O CAMINHO, O BRASIL TEM UM GRANDE POTENCIAL TECNOLÓGICO INDUSTRIAL, PRINCIPALMENTE EM AVIAÇÃO, E ISTO TEM DE SER LEVADO EM CONTA PELO GOVERNO BRASILEIRO, INCENTIVANDO E PATROCINANDO O DESENVOLVIMENTO DE AVIÕES CIVIS E PRINCIPALMENTE MILITARES, QUE TERÃO GRANDE IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS NOS PRÓXIMOS ANOS.