A Embraer informou que deu início ao processo de entrega da sexta unidade do KC-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo com o indicativo FAB 2858, apresentado nesta segunda-feira (3) na sede da fabricante em Gavião Peixoto, é o primeiro exemplar da aeronave na configuração FOC (Capacidade Operacional Total).
De acordo com o fabricante, os demais aparelhos já entregues e em serviço com a FAB serão atualizados para o padrão com capacidade completa. O certificado FOC indica que a aeronave foi atestada em todas as missões para as quais ela foi projetada. A Embraer ainda não divulgou quando o FAB 2858 será oficialmente entregue.
A frota atual de cinco aeronaves KC-390 em serviço com dois esquadrões da FAB já acumula mais de 8.200 horas de voo e disponibilidade operacional de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, segundo o fabricante. É, portanto, um equipamento de elevada prontidão e confiabilidade. O primeiro avião foi entregue em 2019.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após um ajuste na encomenda original que cortou algumas unidades, a FAB vai receber ao todo 19 aeronaves KC-390 da Embraer. O novo modelo FAB 2858 deve ser o único exemplar entregue à Aeronáutica neste ano.
Gigante brasileiro
O Embraer KC-390 é o maior avião desenvolvido na América Latina, com peso máximo de decolagem de até 81 toneladas – embora não seja o com maior comprimento, título que pertence ao jato comercial E195-E2.
O avião militar da Embraer foi projetado para atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira e substituir a frota de turboélices Lockheed C-130 Hercules, que voam no Brasil desde 1964.
Com a proposta de substituir os Hercules, o bimotor a jato KC-390 foi desenvolvido para cumprir as mesmas funções do antigo turboélice fabricado nos Estados Unidos, mas com praticamente o dobro da velocidade (até 850 km/h) e mais carga, com capacidade máxima de 26 toneladas (6 t a mais que o Hercules).
Além dos pedidos de 19 aviões da FAB, o avião militar da Embraer foi encomendado pelas forças aéreas de Portugal (cinco aeronaves) e Hungria (dois aviões). O KC-390 também foi selecionado pela Holanda, que planeja a compra de cinco aeronaves.
Um ano inteiro de 2023 para receber UMA aeronave!!!!
Pois a prioridade são as aeronaves pro Brasil ! Pra servir de táxi aéreo pros políticos do Brasil.