Embraer apresenta segundo protótipo do KC-390

Maior avião desenvolvido no Brasil pode cumprir funções como transporte de carga e reabastecimento aéreo
O programa KC-390 prevê a construção de apenas dois protótipos (Embraer/Twitter)
O programa KC-390 prevê a construção de apenas dois protótipos (Embraer/Twitter)

A Embraer mostrou nessa segunda-feira (14), pelo Twitter, o segundo protótipo do KC-390, o maior avião já desenvolvido no Brasil. De acordo com a fabricante, o novo aparelho vai se juntar a campanha de testes “em breve”. O projeto da aeronave militar está na chamada fase de “ensaios de voo”, onde todos os componentes e performance são testados.

Segundo o programa Conexão FAB, o primeiro KC-390 já acumula cerca de 150 “horas de voo”, a “quilometragem” da aviação. O protótipo voa em média duas vezes por dia e a próxima fase envolve voos por outras regiões do Brasil e também no exterior. O modelo tem uma viagem programada aos Estados Unidos, onde será testado em ambientes frios e pistas de gelo.

“Nós estamos na fase de ensaios de voo, que tem o objetivo de concluir o desenvolvimento e fazer a certificação do avião. Todos os aspectos que foram desenvolvidos na engenharia são agora ensaiados e confirmados”, explicou Paulo Gastão, diretor da Embraer responsável pelo projeto KC-390, ao programa da Força Aérea Brasileira (FAB).

O projeto KC-390 prevê a construção de apenas dois protótipos e a certificação do modelo por órgãos de aviação deve acontecer no segundo semestre de 2017. Esse documento libera o avião para ser entregue aos seus primeiros compradores. O cliente-lançador do aparelho será a FAB, que tem uma encomenda de 30 aeronaves – o KC-390 vai substituir os C-130 Hércules.

Os primeiros KC-390 em versão definitiva estão programados para serem entregues a força nacional a partir de 2018. Outros países que apresentaram “inteções de compra” pela novo avião militar da Embraer foram Argentina, Chile, Colômbia, Portugal, Republica Tcheca e Suécia. O governo italiano também já demonstrou interesse pelo projeto e o avião também oferecido ao Canadá.

A Embraer ofereceu uma versão de busca e salvamento do KC-390 ao Canadá (Embraer)
A Embraer ofereceu uma versão de busca e salvamento do KC-390 ao Canadá (Embraer)

O avião da Embraer será capaz de cumprir diversas funções com a FAB. As principais serão o transporte logístico e reabastecimento aéreo de outras aeronaves, como caças ou até outro KC-390, que também será equipamento com uma sonda especial para receber combustível durante o voo. Além disso, poderá transportar veículos militares, como jipes e tanques, lançar paraquedistas e operar em missões de busca e salvamento.

O KC-390 foi projetado para decolar pesando até 81 toneladas (Embraer)
O KC-390 foi projetado para decolar pesando até 81 toneladas (Embraer)

Segundo dados preliminares da fabricante, o KC-390 pode voar a velocidade máxima de 870 km/h e tem alcance de até 4.800 km com peso máximo de decolagem de 81 toneladas. A aeronave tem 35,2 metros de comprimento e 35 m de envergadura. Como comparação, o Boeing 737-800, como os da frota da companhia Gol, tem 39,5 m de comprimento e 34,3 m de envergadura.

O preço de cada Embraer KC-390 e é estimado em cerca de US$ 85 milhões.

Veja mais: FAB chega aos 75 anos à espera de aviões modernos

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  1. EMBRAER, EMPRESA DE INICIATIVA PRIVADA, TERCEIRA MAIOR FABRICANTE DE AVIÕES DO MUNDO, ADMINISTRADA PELO GRUPO BOZANO SIMONSEN, GRAÇAS A DEUS NÃO TEM A MÃO DO PT E SEUS COMPARSAS.
    EMBRAER, ORGULHO NACIONAL.

  2. Ei Antonio Carlos, vs se esqueceu, ou nao sabe mesmo, q por mais de 30 anos a Embraer foi uma empresa estatal; aprendendo e desenvolvendo tecnologia propria. E q o governo de Dilma atraves do BNDES q financia totalmente o projeto do cargueiro KC390.
    Tua orientacao politica atrapalha teu raciocinio logico.
    Paulo Pinto
    Engenheiro Mecanico / UNICAMP
    USA

  3. Reforço o comentário de Antonio Carlos, a EMBRAER é um orgulho nacional, mas graças a Deus o PT não usou politicamente a empresa, apesar do palácio do planalto ter encomendado o Aerolula de uma empresa concorrente! ; (

  4. Caro Eng. Paulo,
    O Antonio Carlos está certo. Hoje a Embraer é uma empresa privada de sucesso. Sua origem foi estatal e teve seus méritos naqueles tempos porém ela evoluiu, decolou literalmente.
    Quanto ao BNDES, banco fundado em 1952, ele cumpre o papel que lhe é inerente, financiando projetos e, sendo público, caminha junto com os governos independentemente quais sejam.
    Nós Engenheiros temos uma facilidade com a lógica, tente usá-la também na política.
    Uriel Barbosa
    Engenheiro Civil / UNICAMP
    Brasil

  5. A pergunta que não quer calar é quando o GOVERNO que está “financiando todo o projeto do avião KC-390” vai pagar o valor de quase R$ 1.400.000,00 milhões que deve para EMBRAER.

  6. EI XARA ….MAS SE ELA CONTINUASSE ESTATAL E NAS MÃOS DO PT……..IMAGINA O SEGUINTE JARGÃO…PT SAUDAÇÕES…ahahahah

  7. EI XARA…AINDA BEM QUE SAIU DAS MÃOS DO PT…SENÃO O JARGÃO SERIA ASSIM….
    PT SAUDAÇÕES

  8. Política à parte…um belíssimo avião, a Embraer cada vez voando mais alto, parabéns à empresa.
    Uma concessão: não fosse privatizada, não estaria perto do que é hoje!

  9. Um erro cometido por quase todos os órgãos de imprensa do Brasil e consequentemente pelos comentaristas. A Bombardier ainda é a terceira maior fabricante de aviões do mundo. A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais. Em número absoluto de aviões produzidos e faturamento a Bombardier ainda está na frente da Embraer.
    A própria Embraer é clara ao informar tal posição no ranking em suas publicações, não deixando margem para dúvidas e erros que são cometidos pela imprensa.

  10. Prezados
    Espero que a EMBRAER não tenha se metido neste mar de LAMA que o PAIS se atou, porque se teve algum envolvimento será uma segunda “””PETROBRAS”””

  11. Então Paulo PInto. Vamos creditar o sucesso dela aos militares, ela foi criação deles. A filosofia da Embraer sempre foi explorar determinados nichos do mercado e, também P&D. Os projetos militares sempre foram determinados pela FAB, seguindo as determinações técnicas dos engenheiros da Aeronáutica. Ex.: O A-29 ST.É claro o poder discricionário pode levar os governante escolher onde investir, mas, lembre o BNDES é um banco e tem esse propósito, acredito que ela não interferiu em nada, nesse caso é o retorno financeiro que o banco terá.

  12. Então Paulo PInto. Vamos creditar o sucesso dela aos militares, ela foi criação deles. A filosofia da Embraer sempre foi explorar determinados nichos do mercado e, também P&D. Os projetos militares sempre foram determinados pela FAB, seguindo as determinações técnicas dos engenheiros da Aeronáutica. Ex.: O A-29 ST.É claro o poder discricionário pode levar os governante escolher onde investir, mas, lembre o BNDES é um banco e tem esse propósito, acredito que ela não interferiu em nada, O que importa nesse caso é o retorno financeiro que o banco terá.

  13. A EMBRAER, Foi fundada em 1969 no Governo dos Militares e foi privatizada no Governo Itamar Franco, graças a Deus ela foi privatizada antes do PT assumir esse País.

  14. Trata-se de um projeto conjunto FAB/EMBRAER, lembrando que FAB é governo. O principal cliente a viabilizar o projeto é o governo brasileiro. Apesar de ser uma sociedade anônima, com capital aberto, a União detém uma golden share. Ou seja, o governo tem poder de veto sobre um mundo de coisas.

  15. Sou engenheiro mecânico co 58 anos de idade e na ativa.Trabalho para uma empresa deste padrão ate de graça.

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