Embraer atingiu meta de entregas de jatos comerciais em 2024

Fabricante brasileira entregou 73 jatos comerciais, 31 deles no 4º trimestre. Família E2 respondeu por dois terços das entregas
O E195-E2 de matrícula PS-AET
O E195-E2 de matrícula PS-AET (Azul)

A Embraer conseguiu contornar os problemas na cadeia de suprimentos e atingiu sua meta de entregas de aeronaves comerciais em 2024.

Com 31 aviões entregues no 4º trimestre, a fabricante de aeronaves brasileira chegou ao final do ano com 73 jatos enviados aos seus clientes, portanto, no topo da meta revisada (70-73 aviões).

O resultado também ficou dentro da estimativa original divulgada no começo do ano passado, que previa de 72 a 80 entregas.

A família E2, como em 2023, liderou as entregas, com 47 aviões (64% do total). O modelo E195-E2 teve 39 entregas enquanto o E190-E2 chegou a oito jatos entregues.

Cavalo de trabalho da Embraer, o E175 teve 26 aeronaves entregues, 24 delas para clientes nos Estados Unidos, seu maior mercado.

A evolução de entregas mês a mês dos jatos da Embraer (ADN)

Situação se estabilizou no segundo semestre

A despeito do bom resultado, a companhia passou por dificuldades no começo do ano, em virtude da falta de componentes, sobretudo os motores Pratt & Whitney GTF.

Em fevereiro, por exemplo, nenhuma aeronave comercial teria sido entregue enquanto em julho apenas três E195-E2 foram enviados aos clientes.

A Scoot recebeu dois E190-E2 no 2º trimestre (Scoot)

A situação se estabilizou a partir de agosto, com entregas variando entre seis e oito aviões e chegando ao pico de 19 jatos em dezembro.

A última semana de 2024 foi bastante ocupada na sede da Embraer, no Brasil, com ao menos nove aviões decolando rumo aos seus clientes.

Porter foi a cliente que mais recebeu aviões.

A Envoy, que presta serviços para a American Airlines, liderou as entregas do E175 com 10 aeronaves, seguida da Republic (United Express). Houve ainda um jato entregue para a africana Overland e outro para a indiana Reliance Industries para uso VIP.

Dos oito E190-E2 entregues, cinco foram para a Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines. Os demais foram entregues à Royal Jordanian.

Embraer E195-E2 da Porter Airlines (MCO)

A canadense Porter Airlines voltou a liderar o recebimento do E195-E2, com 14 aviões, seguida de perto pela brasileira Azul, que planejava receber 15 jatos em 2024 mas adicionou 11 até dezembro.

O balanço detalhado dos resultados do 4º trimestre serão divulgados pela Embraer em 28 de fevereiro.

 

 

 

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