Embraer C-390 participará do NATO Days, na República Tcheca

Evento de defesa é considerado um dos maiores da Europa e ocorrerá entre os dias 17 e 18 de setembro em Ostrava
O SDE-T também pode ser adaptado no novo Embraer KC-390 Millennium (FAB)(Embraer)

A ofensiva de apresentações do jato C-390 Millennium, da Embraer, na Europa, que Airway mostrou em primeira mão, tem uma nova escala, o NATO Days, um dos maiores shows aéreos militares do continente, que ocorre no Aeroporto de Ostrava, na República Tcheca.

O evento, que está marcado para os dias 17 e 18 de setembro, deve contar com várias aeronaves militares, entre elas o B-52 da Força Aérea dos EUA, além de caças F-16, F-18, Gripen C, F-35 e Eurofighter Typhoon, e o Airbus A330 MRTT, de reabastecimento aéreo.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Outra novidade do show será a presença do Gripen E, da Saab, mas o C-390 é considerado uma das principais estrelas do NATO Days, segundo seus organizadores.

“Este ano teremos um participante de um continente completamente novo – a América do Sul – na forma de um moderno avião de transporte brasileiro C-390 Millennium que será apresentado aqui pela primeira vez ao público tcheco”, afirmou Zbyněk Pavlačík, presidente da Jagello 2000.

O jato cargueiro militar da Embraer já esteve na República Tcheca neste ano, em uma apresentação para a força aérea do país em junho, no Aeroporto de Pardubice.

Aeronaves no NATO Days, na República Tcheca

Tudo leva a crer que o KC-390 que participará do NATO Days é a aeronave de matrícula PT-ZNG, que está realizando o tour na Europa. Após visitar Eidhoven entre sábado e a segunda-feira, a aeronave chegou a Zagreb, na Croácia. A distância da cidade até Ostrava é de apenas 465 km.

AERO Vodochody

A presença do C-390 na República Tcheca é estratégica para a Embraer já que um dos parceiros em sua fabricação fica no país, a AERO Vodochody, que produz o bordo de ataque, portas da cabine, rampa de carga e parte da fuselagem traseira do jato brasileiro.

Além disso, a Força Aérea Tcheca é um dos potenciais clientes do jato já que opera apenas seis C925, de menor capacidade, além de quatro LET 410 mais antigos. O país chegou a assinar uma carta de intenção, mas até hoje ela não se materializou em um pedido firme.

Até o momento, o C-390 foi selecionado por três países europeus, Portugal, Hungria e Holanda, que juntos encomendaram 12 aeronaves.

Previous Post

Avião com caixão da rainha Elizabeth II bate recorde de rastreamento online

Next Post

Aviões Embraer Super Tucano terão suporte técnico em Portugal

Related Posts