A ofensiva de apresentações do jato C-390 Millennium, da Embraer, na Europa, que Airway mostrou em primeira mão, tem uma nova escala, o NATO Days, um dos maiores shows aéreos militares do continente, que ocorre no Aeroporto de Ostrava, na República Tcheca.
O evento, que está marcado para os dias 17 e 18 de setembro, deve contar com várias aeronaves militares, entre elas o B-52 da Força Aérea dos EUA, além de caças F-16, F-18, Gripen C, F-35 e Eurofighter Typhoon, e o Airbus A330 MRTT, de reabastecimento aéreo.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Outra novidade do show será a presença do Gripen E, da Saab, mas o C-390 é considerado uma das principais estrelas do NATO Days, segundo seus organizadores.
“Este ano teremos um participante de um continente completamente novo – a América do Sul – na forma de um moderno avião de transporte brasileiro C-390 Millennium que será apresentado aqui pela primeira vez ao público tcheco”, afirmou Zbyněk Pavlačík, presidente da Jagello 2000.
O jato cargueiro militar da Embraer já esteve na República Tcheca neste ano, em uma apresentação para a força aérea do país em junho, no Aeroporto de Pardubice.
Tudo leva a crer que o KC-390 que participará do NATO Days é a aeronave de matrícula PT-ZNG, que está realizando o tour na Europa. Após visitar Eidhoven entre sábado e a segunda-feira, a aeronave chegou a Zagreb, na Croácia. A distância da cidade até Ostrava é de apenas 465 km.
AERO Vodochody
A presença do C-390 na República Tcheca é estratégica para a Embraer já que um dos parceiros em sua fabricação fica no país, a AERO Vodochody, que produz o bordo de ataque, portas da cabine, rampa de carga e parte da fuselagem traseira do jato brasileiro.
Além disso, a Força Aérea Tcheca é um dos potenciais clientes do jato já que opera apenas seis C925, de menor capacidade, além de quatro LET 410 mais antigos. O país chegou a assinar uma carta de intenção, mas até hoje ela não se materializou em um pedido firme.
Até o momento, o C-390 foi selecionado por três países europeus, Portugal, Hungria e Holanda, que juntos encomendaram 12 aeronaves.