A concorrência MTA (Medium Transport Aircraft, Aeronave Média de Transporte) da Força Aérea da Índia (IAF) é aguardada com expectativa por Airbus, Embraer e Lockheed Martin, que competem por um pedido que pode chegar a 80 aeronaves.
Ainda não há um momento conhecido para o anúncio do vencedor, mas o C-390 Millennium seria o favorito perante os turboélices C-130J e A400M, segundo oficiais da IAF afirmaram ao IDRW.
Falando em anonimato, as fontes revelaram que o jato de transporte tático brasileiro oferece maior potencial para ser utilizado em outras funções como Alerta Aéreo Antecipado (AEW), patrulha marítima (MPA), reabastecimento aéreo e como plataforma ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento).
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Para cumprir essa variedade de missões, a Embraer teria proposto o C-390M, além de incluir o desenvolvimento e montagem das aeronaves em território indiano em parceria com a Mahindra.
Além disso, o C-390 teria um preço mais competitivo que o Super Hercules e o Airbus A400M, este uma aeronave de maior porte.
A concorrência MTA está na fase de Solitação de Informações (RFI) e deverá passar ainda por uma etapa de avaliação dos concorrentes antes que haja uma decisão final.
A Lockheed Martin recentemente sugeriu que abrirá uma segunda linha de montagem do C-130J em parceria com a Tata na Índia caso vença a concorrência. A parceira é fornecedora de componentes da aeronave.
A Airbus não se pronunciou oficialmente sobre seus planos, porém, possui um contrato para fornecimento do C-295 para a IAF, com montagem de parte da encomenda em solo indiano, também em sociedade do Grupo Tata.
Se a Embraer não levar essa vai ser um banho de água bem fria…