Embraer chega à marca de 1.600 aviões agrícolas Ipanema entregues

Divisão de Aviação Agrícola registrou recorde de 65 aeronaves enviadas ao clientes em 2023
Ipanema chega a 1.600 unidades entregues (Embraer)

A divisão de aviação agrícola da Embraer reportou um aumento de 18% nas entregas de aeronaves Ipanema em 2023 em comparação com o ano anterior, totalizando 65 unidades.

Ao mesmo tempo, a empresa atingiu a marca histórica de 1.600 unidades entregues ao longo de cinco décadas de produção contínua do Ipanema, também em dezembro.

O crescimento nas entregas é atribuído ao desempenho da versão EMB-203, lançado em 2020. Com planos de aumentar a produção para 70 aeronaves este ano, a Embraer afirmou que o objetivo é reflexo da demanda crescente por soluções de aviação agrícola.

Sany Onofre, Gerente do Programa Ipanema na Embraer, destacou a contribuição positiva do Ipanema para o agronegócio brasileiro. “O Ipanema tem aprimorado a produtividade, eficiência e sustentabilidade no setor”, afirmou Onofre.

O avião agrícola Ipanema 203 ganhou novos recursos para operar em grandes lavouras (Embraer)
O Ipanema da Embraer detém 60% de participação no mercado de aviação agrícola no Brasil (Embraer)

Líder no mercado nacional de pulverização aérea, o Ipanema apresenta inovações que combinam robustez com baixos custos operacionais e emissões de carbono, segundo a empresa.

Único avião agrícola certificado e produzido em série para voar a etanol, o Ipanema proporciona uma fonte de energia renovável eque também significa uma potência do motor mais elevada.

O Ipanema voou pela primeira vez em 1970 (Centro Histórico Embraer)
O Ipanema voou pela primeira vez em 1970 (Centro Histórico Embraer)

Avião mais longevo da Embraer

A profissionalização da aviação agrícola no Brasil foi iniciada em 1967, quando foi formada a primeira turma de pilotos agrícolas, na Fazenda Ipanema, em Sorocaba (SP) – daí que vem o nome do avião agrícola da Embraer.

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O desenvolvimento do Ipanema começou em 1968. O projeto nasceu no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), e logo em seguida foi assumido pela Embraer, criada em 1969, e as primeiras unidades do avião chegaram ao mercado em 1973.

Trata-se, portanto, do produto mais longevo da fabricante e também o mais vendido.

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