Embraer começa a ajudar a reparar problemático motor GTF em Portugal

Subsidiária OGMA inaugurou instalações de manutenção em Alverca para reparar e revisar o turbofan PW1100G usado no Airbus A320neo. Em breve versão PW1900G que equipa os jatos E2 também serão atendidas no local
Motor GTF da Pratt & Whitney
Motor GTF da Pratt & Whitney

Desde esta quinta-feira, 25, a Pratt & Whitney passou a contar com a ajuda inestimável da Embraer para resolver os problemas do avançado motor GTF, que tem feito muitas companhias aéreas deixaram seus jatos no chão.

É que a subsidiária da empresa brasileira, a OGMA, iniciou os serviços de MRO (manutenção, reparo e operações) em uma nova instalação em Alverca, em Portugal.

O centro de MRO será responsável por reparar o motor PW1100G, que é usado pela família A320neo, da Airbus, e tem sido o mais afetado por problemas de contaminação em seções quentes.

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Instalações da OGMA em Portugal
Instalações da OGMA em Portugal

“Isso marca um marco significativo em nosso relacionamento em expansão com a OGMA e a Embraer, ampliando nosso compromisso em fornecer serviços e suporte líderes globais da indústria para aumentar a capacidade de MRO de GTF”, disse Marc Meredith, vice-presidente de pós-venda para motores GTF na Pratt & Whitney. “A OGMA traz mais de um século de experiência em manutenção para a rede e fornecerá suporte crítico para a crescente frota de GTF na Europa.”

“A Embraer e a OGMA estão muito satisfeitas em aprofundar seu relacionamento com a Pratt & Whitney. Com esta colaboração, estamos no caminho certo para expandir nosso portfólio de serviços para a frota de GTF como parte da estratégia de crescimento acelerado da Embraer”, disse Carlos Naufel, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.

Os E2 usam o PW1900G, uma versão do GTF
Os E2 usam o PW1900G, uma versão do GTF (Dylan Agbagni)

Rede com 19 pontos de MRO

Embora seja muito econômico, o turbofan GTF ainda não atingiu um nível de confiabilidade esperado pelas suas operadoras. Além disso, a Pratt & Whitney se viu sem estrutura suficiente para corrigir o problema e devolver os aviões ao serviço comercial o quanto antes.

A empresa tem expandido a rede de MRO do GTF e somente em 2023 inaugurou seis instalações de manutenção do turbofan. A OGMA é a 18ª unidade de MRO no mundo e a meta e ter 19 locais para manutenção do turbofan até o ano que vem.

A OGMA, que realiza diversas atividades para a Embraer e outros clientes, também fará a manutenção do PW1900G, variante usada nos jatos E190-E2 e E195-E2.

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  1. Observo que a sigla em inglês MRO significa Maintenance Repair and Overhaul, ou seja Manutenção, Reparo e Revisão Geral, e não como foi colocado no artigo “operação”.

  2. Precisam arrumar o terrível barulho de baleia que esse motor faz próximo ao pouso!!! Já foi proibido em algumas cidades no mundo.

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