Uma das aeronaves mais avançadas na frota da Força Aérea Brasileira (FAB), o “avião-radar” E-99 está passando por um processo de atualização que aumenta consideravelmente o alcance de seus sensores. O primeiro modelo com o novo pacote tecnológico, agora chamado E-99M, foi concluído na última sexta-feira, 24, nas instalações da Embraer em São José dos Campos (SP), e será entregue à FAB.
A modernização dos E-99 foi iniciada em 2012, conduzida pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) em parceria com a Embraer e empresas internacionais, como a SAAB, AELI e Rohde & Schwarz, que fornecem os sistemas de comunicação e sensores embarcados na aeronave. O projeto também inclui acordos de transferência de tecnologia para a indústria de defesa do Brasil.
O Gerente do projeto, Tenente-Coronel Aviador Fabio Pires Vieira, celebrou a conclusão da primeira aeronave no prazo programado, mesmo diante da pandemia do coronavírus. “A conclusão dessa etapa é um indicativo importante de que, apesar de todas as adversidades enfrentadas em função das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a entrega da aeronave para emprego operacional ocorrerá este ano, conforme planejado”, afirmou o oficial da FAB.
Baseado no jato regional ERJ-145 da Embraer, o E-99 é um avião que executa operações de controle e alarme em voo e reconhecimento eletrônico. Os sensores a bordo do jato podem detectar objetos voando a centenas de quilômetros.
No cenário de batalha aérea, aeronaves dessa categoria cumprem a missão de controladores aéreos, coordenando com outras aeronaves missões de interceptação e bombardeiros. Diferentemente dos radares em solo, que não “enxergam” além da curvatura da Terra, um avião radar emite seu sinal do alto e assim consegue acompanhar a movimentação de objetos em baixas altitudes.
Segundo informações do site Poder Aéreo, a versão E-99M tem um alcance de detecção ampliado, passando de 450 km para até 732 km com os novos sensores. Os sistemas de busca também são mais precisos e podem acompanhar alvos menores, como motos aquáticas, botes de borracha e helicópteros em voo pairado.
A principal alteração no E-99M é o novo radar Erieye-ER montado na grande antena sobre a fuselagem da aeronave. Esse equipamento é igual ao usado no Saab Globaleye (baseado no jato executivo Bombardier Global 6000), mas adaptada aos requerimento operacionais da FAB.
Outras modificações na aeronave incluem novos conjuntos de comunicação, sistema de identificação amigo/inimigo (IFF, Identification Friend or Foe) e uma suíte de equipamentos de inteligência e outra de auto-defesa atualizadas. Alguns desses sensores estão montados nas protuberâncias espalhadas pela fuselagem do E-99M.
O programa de modernização das aeronaves fica concentrado na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Terminada a instalação e revisão dos componentes, os jatos são enviados para a unidade de São José dos Campos, onde recebem uma nova pintura. O processo será realizados nos cinco E-99 da FAB e deve ser concluído até o final 2022.
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