A Embraer confirmou um acordo para fornecer seis aeronaves A-29 Super Tucano à Força Aérea Paraguaia nesta terça-feira, 23, em Farnborough.
A venda dos turboélices já era esperada desde o início do ano quando o presidente paraguaio Santiago Peña participou de uma apresentação da aeronave da Embraer.
Desde então, o governo do país buscava viabilizar um acordo que deve contar com apoio do BNDES.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo a Embraer, os primeiros A-29 Super Tucano serão entregues já em 2025.
A aeronaves serão utilizadas em diversas missões, que vão de reconhecimento armado, apoio aéreo aproximado, ataque leve e treinamento avançado.
O Paraguai tem considerado o Super Tucano como um reforço no combate ao narcotráfico e também para controlar suas fronteiras.
“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Paraguaia (FAP) e muito satisfeitos em poder anunciar mais uma venda do A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Estamos certos de que o A-29 atende às necessidades atuais e futuras da FAP”, disse Fabio Caparica, Vice-Presidente Comercial para América Latina da Embraer Defesa & Segurança.
“Para fazer frente às ameaças emergentes, estamos em processo de modernização dos nossos meios aéreos e de deteção, e pretendemos estar à altura dos padrões tecnológicos que nos permitam aplicar corretamente as medidas estabelecidas na Lei de Vigilância e Proteção do Espaço Aéreo Paraguaio de forma a contribuir efetivamente para a preservação da paz e da segurança regional e internacional”, disse o General do Ar Júlio Rubén Fullaondo Céspedes, Comandante da Força Aérea Paraguaia.
O Paraguai, que já opera há várias décadas com o AT-27 Tucano, dará sequência às entregas do A-29 que não ocorriam desde 2021.
Naquele ano, a Sierra Nevada Corporation (SNC), parceira da Embraer, enviou os Super Tucano adquiridos pela Nigéria dentro do programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS) do governo dos Estados Unidos.
A Embraer, no entanto, pode fechar novos pedidos da aeronave para países como Uruguai, Gana e Portugal, este último já em negociações para concluir um acordo da versão A-29N, específica para uso em países da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.