A autoridade de aviação civil da Malásia (CAAM) emitiu os Certificados de Tipo das aeronaves E190-E2 e E195-E2, abrindo caminho para a estreia do jato da Embraer no país asiático em 2024.
O E195-E2, maior variante da família E2, foi selecionado pela SKS Airways, empresa aérea regional da Malásia, que receberá 10 aeronaves por meio de leasing com a Azorra Aviation.
A transportadora pretende operar uma nova rede de voos a partir do aeroporto central de Kuala Lumpur, capital do país.
“Após uma avaliação completa, a CAAM está satisfeita em conceder a certificação de tipo para os jatos E195-E2 e E190-E2. Valorizamos a postura colaborativa da Embraer com o nosso objetivo de garantir o mais elevado nível de segurança e eficiência na indústria aeronáutica da Malásia”, afirmou o Capitão Norazman Bin Mahmud, CEO da CAAM.
“A certificação da CAAM para o E2 é uma notícia importante tanto para a Embraer quanto para a indústria da aviação”, afirmou Martyn Holmes, CCO da Embraer Aviação Comercial. “Com a certificação concluída, já temos as bases para o início do serviço do E195-E2 na Malásia em 2024”.
Expansão na Ásia
Com poucos pedidos de grandes companhias aéreas, a família E2 tem buscado novos operadores em diversas partes do mundo. Há clientes na África, Europa e Ásia Central, mas apenas duas transportadoras na América decidiram voar com a nova geração de E-Jets, a Azul e a Porter Airlines, do Canadá.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Embraer, no entanto, conquistou novos pedidos de E2 na Jordânia, Omã, Cingapura e Malásia.
Em recentes entrevistas, o CEO da fabricante brasileira revelou que há cerca de 200 aeronaves em negociação com diversos potenciais clientes.