A Embraer Serviços & Suporte anunciou nesta semana a conclusão da primeira conversão de um Legacy 450 em um Praetor 500 para um cliente não divulgado. A modificação da aeronave foi realizada no Centro de Serviços de Jatos Executivos da Embraer no Aeroporto Internacional Bradley em Windor Locks, Connecticut, nos EUA.
O processo de conversão do Legacy 450 também pode ser realizado nos centros de serviço da Embraer em Fort Lauderdale, Paris e em Sorocaba (SP).
“Os Centros de Serviço pertencentes à Embraer estão bem preparados, com kits de peças e mão-de-obra qualificada, para entregar o jato executivo de médio porte mais inovador e tecnologicamente avançado da indústria, o Praetor 500, aos nossos atuais clientes do Legacy 450, sempre com o objetivo principal da empresa de fornecer a melhor experiência para o cliente”, disse Johann Bordais, Presidente e CEO da Embraer Serviços & Suporte.
Ao ser convertido em Praetor 500, a autonomia de voo do Legacy 450 sobe de 5.371 km (2.900 milhas náuticas) para 6.186 km (3.340 mn).
Para obter essa melhoria no alcance, a aeronave recebe uma série de ajustes. Os principais diferenciais são a instalação dos winglets do Praetor e a ampliação da capacidade de combustível nos tanques das asas, que ainda têm as nervuras reforçadas para suportar o aumento de peso – de quase 1.000 kg. Estas modificações também exigem atualizações nos sistemas de controle de voo do Legacy 450.
Diferentemente do Legacy 450, que pode ser convertido em Praetor 500, não é possível transformar o Legacy 500 em Praetor 600. Uma mudança desse tipo exigiria uma reforma mais severa na aeronave, com modificações estruturais, reforços no trem de pouso e a instalação de um tanque de combustível extra na barriga da aeronave.
Em breve mais aparelhos serão modificados. Maior operador do Legacy 450, com 17 jatos na frota, a empresa norte-americana de voos charter FlexJet anunciou em dezembro de 2019 que planeja converter todos os seus modelos para o padrão Praetor 500.