Principal empresa aeroespacial da Turquia, a Turkish Aerospace Industries (TAI) indicou que pode ingressar no mercado de aeronaves turboélices de passageiros.
Em entrevista ao ATN, o CEO da TAI, Temel Kotil, disse que a companhia está estudando a viabilidade de produzir um turboélice comercial para 70 a 90 passageiros, com ou sem parceiros externos.
“Vemos uma necessidade crescente de aeronaves turboélice e gostaríamos de fabricar na íntegra um produto completo, mas sem excluir as parcerias. Estamos estudando turboélices de 70-90 assentos e a inteligência de controle de voo terá um papel importante”, afirmou Kotil.
O executivo turco revelou que a TAI já tem conversas com um possível parceiro para dividir as tarefas do projeto. “Ainda não é sólido, estamos conversando com o parceiro em potencial, mas nossa ênfase é (fabricar) novas aeronaves.”
Como se sabe, a Embraer é uma das empresas que cogita lançar um turboélice comercial de última geração. Executivos da fabricante, contudo, frisaram repetidas vezes em entrevistas que um projeto desse porte exige a participação de parceiros. Que tal uma ajuda dos turcos?
“Faz tudo” da Turquia
Embora seja uma companhia relativamente nova, a Turkish Aerospace, fundada em 2005, tem um invejável catálogo de produtos e serviços nas aéreas de aviação civil e militar.
A empresa é a principal mantenedora da força aérea turca, fornecendo programas de manutenção e atualização para a frota local de caças F-16 e cargueiros C-130 Hercules, entre outras aeronaves.
A TAI também produz o avião de treinamento e ataque leve Hürkuş (por sinal um competidor do Embraer Super Tucano) e oferece um variado menu de drones de vigilância e ataque, todos eles empregados pelas forças armadas da Turquia.
A Turkish tem ainda uma importante atuação no ramo dos helicópteros. A empresa está desenvolvendo o helicóptero utilitário de uso civil e militar T625 Gökbey e produz os modelos T70 (versão local do tradicional Sikorsky UH-60 Black Hawk) e o T125 ATAK (versão turca do helicóptero de ataque Agusta A129 Mangusta), que já foi demonstrado ao Exército Brasileiro.
No mercado civil, a TAI é uma bem-sucedida fornecedora de aeroestruturas e componentes para jatos de passageiros. Airbus e Boeing, por exemplo, são grandes compradores de produtos da companhia turca, que produz seções de fuselagem e painéis de asas para uma série de aeronaves das duas empresas. A Turkish também fornece itens para jatos executivos da Gulfstream.
O próximo grande passo da fabricante turca é o programa TF-X, que prevê o desenvolvimento local de caça furtivo de quinta geração. O primeiro voo da aeronave está programado para 2023, ano em que será celebrado o centenário da República da Turquia.
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