A Embraer e sua parceira Sierra Nevada Corporation (SNC) levaram um avião de ataque A-29 Super Tucano para a Base Aérea de Accra, em Gana, no dia 19 de fevereiro para uma série de demonstrações à força aérea do país africano.
A aeronave de matrícula PT-ZTU ficou em exposição estática e também fez demonstrações em voo para convidados e o público em geral. O evento contou com a participação de helicópteros Mi-171 e jatos Hongdu K-8, da Força Aérea de Gana.
Segundo o governo local, o Ministro da Defesa, Honorável Dominic Nitiwul, afirmou que o A-29 Super Tucano é uma aeronave adequada para aumentar as capacidades da Força Aérea de Gana em contra-insurgência e contra-terrorismo.
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As duas parcerias não divulgaram um comunicado sobre a visita enquanto a Força Aérea de Gana não revelou quais são os planos a respeito da aeronave.
Aviões de ‘cauda branca’
Embraer e a Força Aérea de Gana chegaram a anunciar a assinatura de um contrato para cinco aeronaves durante o Paris Air Show de 2015, mas o acordo não prosperou por razões desconhecidas.
Nesse meio tempo, o governo também estudou a possibilidade de contar com jatos L-39NG em 2021, porém, não se teve mais notícias sobre os planos.
A visita ao país africano ocorre dias após o CEO da Embraer Defesa e Segurança, João Bosco Costa Junior, revelar à Aviation Week que a empresa tem entre oito e nove aviões Super Tucanos fabricados mesmo sem ter um cliente para eles, os chamados ‘caudas brancas’.
Ainda segundo Costa, a SNC teria outros quatro A-29 montados na Flórida e que seriam usados no programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS), do governo dos EUA.
Últimos A-29 entregues em 2021
“Não entregamos nenhuma unidade em 2023 devido a alguns atrasos nas atuais campanhas de vendas que temos”, justificou Bosco à Aviation Week.
A última entrega de turboélices Super Tucano ocorreu em 2021 para a Nigéria, dentro do programa FMS. Em 2023, a empresa lançou o projeto A-29N, uma versão desenvolvida para atender os países da OTAN.
Esperava-se um pedido de Portugal, mas que acabou não ocorrendo ainda, a despeito do acordo para que a aeronave tenha parte do desenvolvimento e do suporte realizado na Europa.
Meses atrás surgiram rumores que a Holanda poderia ser outro cliente do modelo.