A Embraer espera que o primeiro cliente internacional do cargueiro multimissão KC-390 seja anunciado até o final de 2017. Em entrevista ao site DefenseNews, Jackson Scheneider, vice-presidente da divisão de defesa da empresa, revelou que existe um “processo muito maduro” de negociação com um dos potenciais clientes da aeronave.
O executivo da fabricante brasileira, no entanto, não revelou qual é o cliente, mas acrescentou que o anúncio pode ser realizado durante o Paris Air Show neste mês, evento sobre aviação também conhecido como Salão de Le Bourget.
Cinco nações já assinaram cartas de intenção de compra do KC-390: Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e Portugal. Esses negócios, que podem totalizar até 32 aeronaves, porém, ainda não foram concretizados. Outras países que demonstraram interesse pelo cargueiro militar da Embraer foram Canadá e Nova Zelândia.
Até o momento, o único cliente confirmado do KC-390 é a Força Aérea Brasileira (FAB), que encomendou 28 unidades – os dois primeiros aviões serão entregues em 2018.
O KC-390 foi projetado a pedido da FAB para substituir os veteranos cargueiros turbo-hélice Lockheed C-130 Hercules. Essa mesma é proposta é oferecida a países que também planejam substituir seus antigos C-130. Esse nicho de mercado vai exigir cerca de 700 novas aeronaves nos próximos 20 anos.
Demonstração de voo
Schneider também anunciou que o KC-390 fará uma demonstração de voo no Salão de Le Bourget. “Vamos mostrar as capacidade do avião. Vamos mostrar como ele funciona em termos de alta velocidade, baixa velocidade, aterragem e decolagem”, disse o executivo a publicação. “Nós fizemos voos de demonstração nos países que vistamos (em julho de 2016), mas em shows, nunca fizemos antes. Será a primeira vez. Quando estávamos em Farnborough, foi uma apresentação estática”, acrescentou.
Depois de se apresentar na França, o cargueiro militar da Embraer fará demonstrações por outros países na Europa e Ásia, na esperança de aumentar o interesse pelo novo produto.
O KC-390 está na fase final de certificação para a FAB e em breve deve alcançar a “capacidade operacional inicial”, certificado que libera as primeiras entregas da aeronave. Os dois protótipos de teste já registraram mais de 1.000 horas de voo e realizaram uma série de provas, como lançamento de paraquedistas e simulação de reabastecimento aéreo com caças.
“Eu acho que estamos entregando exatamente o que prometemos no início deste programa”, disse Schneider. “Está absolutamente no caminho certo, e os testes estão progredindo de acordo com o plano”, finalizou.
EXCELENTE NOTÍCIA…
Com cara de águia E2 da Embraer mostra que esta pronto e realmente pertence céu, assim como a águia fica na montanha para trocar seu bico e unhas, após o longínquo sucesso do E1 Embraer o E2 vem para renovar e surpreender.
Parabéns a todos que participaram deste projeto inclusive meu filho!
E que venham novas ideias para revolucionar o setor aéreo de todo o mundo!
Parabéns a Embraer pela coragem de trazer novos desafios aos seus excelentes engenheiros,mecânicos e todos que fazem parte desta grande empresa que nada mais é que uma grande família!
Portugal acaba de encomendar 6! ?