Embraer disputa pedido de 100 aviões regionais na Índia

Agressiva companhia aérea IndiGo estaria conversando com a fabricante brasileira e também ATR e Airbus para nova encomenda
O E175 voa na Índia com a Star Air
O E175 voa na Índia com a Star Air (Embraer)

Após fechar o maior pedido único de jatos comerciais da história e encomendar seus primeiros 30 widebodies semanas atrás, a low cost indiana IndiGo agora pretende fechar em breve um novo acordo para ao menos 100 aeronaves regionais.

E a Embraer é uma das fabricantes que disputam o pedido, segundo o Economic Times. Concorrem com ela também a ATR e a Airbus.

A fabricante de turboélices é considerada uma aposta certa já que aIndiGo possui 45 ATR 72 em serviço e ainda deverá receber outras aeronaves.

O jornal indiano aponta ainda o Airbus A220 e o Embraer E175 como jatos que estão sendo considerados.

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A IndiGo tem 45 turboélices ATR 72 em sua frota
A IndiGo tem 45 turboélices ATR 72 em sua frota

A IndiGo fechou um pedido de 50 ATR em 2017, marcando sua estreia no mercado regional indiano. A malha tem apoiado a atuação doméstica da empresa aérea, que detém 60% do tráfego doméstico de passageiros.

Há, no entanto, uma enorme lacuna entre o ATR 72, com 78 assentos, e o Airbus A320, com 180 assentos.

Cliente tradicional da Airbus

Desde que iniciou operações, em 2006, a IndiGo tem sido uma fiel cliente da Airbus, tendo atualmente 325 jatos da família A320, além de centenas de aeronaves encomendadas.

Airbus A220-300
Airbus A220-300 (Steve Lynes)

A IndiGo também opera dois Boeing 777 de um leasing de curto prazo com a Turkish Airlines, mas em abril escolheu o rival A350 para estabelecer sua nova malha de voos de longo alcance.

Portanto, o A220 soa como aeronave mais provável a ser escolhida caso a IndiGo pretenda ter um jato de menor capacidade que o A320.

Embraer E175 voando no país

A Embraer, por sua vez, tem o E190-E2 e o E195-E2 como candidatos capazes de oferecer maior capacidade que os ATR. A opção pelo E175 citado pelo jornal, no entanto, pode indicar uma alternativa para voos regionais mais longos já que o jato leva até 80 passageiros e cobre distâncias maiores que o ATR.

O E175 voa no país com a pequena Star Air, que tem quatro aeronaves arrendadas e são configurados com duas classes de serviço.

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