A LOT Polish Airlines está próxima de decidir como se dará a renovação e expansão da sua frota de jatos regionais. Atualmente formada por aviões E-Jets da Embraer, a companhia aérea polonesa avalia tanto a nova família E2 quanto o A220, da Airbus.
Na sexta-feira, 15 de março, representantes do governo da Polônia se reuniram executivos da Embraer e da Airbus para discutir uma futura encomenda de 84 aeronaves.
Segundo comunicado do Ministério de Ativos do Estado, a estratégia é garantir até 110 aeronaves novas em 2028.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A LOT “enfrenta a necessidade de tomar uma decisão estratégica entre continuar a cooperação no segmento regional com o atual fornecedor (Embraer) ou mudar para uma plataforma competitiva (Airbus),” disse o governo.
A empresa aérea de bandeira da Polônia tem atualmente uma frota de 74 aeronaves, 41 deles de Embraer E-Jets, do qual foi a cliente lançadora em 2004.
A despeito de ter uma das maiores frotas da fabricante brasileira, a LOT pode estabelecer um acordo mais amplo com a Airbus, indo além do A220.
Além dos Embraer, a transportadora polonesa tem jatos Boeing 737 e 787 em sua frota, mas está usando um A330-900neo em wet-leasing junto à Air Belgium.
Conversas prosseguem há pelo menos dois anos
Os estudos para renovar sua frota de jatos regionais já ocorrem há mais de dois anos. Em 2021, a LOT afirmou que estava avaliando uma possível encomenda de pelo menos 50 aeronaves A220 ou Embraer E2.
No entanto, a despeito de rumores de que teria optado pela aeronave da Airbus, a empresa aérea não anunciou qualquer pedido nesse meio tempo.
Será uma grata surpresa a vitória da Embraer. A fabricante francesa, quer dizer, europeia, é favorita para ganhar mais este pedido. E o parágrafo quarto, nas palavras do governo polonês, diz: “…ou mudar para uma plataforma competitiva (Airbus)”. Em outras palavras, segundo eles, o produto advindo da fabricante canadense é mais eficiente.