Embraer diz ter mais de 200 jatos E2 com chances de venda

Fabricante havia feito a mesma afirmação há um ano. Presidente Francisco Gomes Neto reforçou que Embraer não planeja lançar um novo jato comercial nos próximos anos
Embraer E195-E2 da LOT
Embraer E195-E2 da LOT

A Embraer está otimista com novos contratos de vendas da família de jatos comerciais E2, segundo declarações do CEO da companhia, Francisco Gomes Neto, durante apresentação dos resultados do primeiro trimestre de 2024.

Gomes Neto repetiu uma afirmação feita há exato um ano, em que revelou que existem campanhas de vendas para mais de 200 aeronaves E2 atualmente.

O executivo-chefe, no entanto, não quis revelar quais seriam esse possíveis clientes, apenas afirmando que as negociações ocorrem em todo as regiões do mundo.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Desde maio de 2023, no entanto, a Embraer vendeu apenas 36 novos E2, indo de um total de 270 encomendas para 306 pedidos firmes até março de 2024.

Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer
Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer (Divulgação)

A empresa aposta em sua capacidade de entrega rápida de novos jatos, já que possui slots vagos na linha de montagem a partir de 2026.

É uma situação mais confortável para que companhias aéreas e arrendadores possam receber as aeronaves num prazo mais curto, ao contrário da Airbus e Boeing, que estão com entregas atrasadas.

Francisco Gomes Neto também antecipou que a Embraer deverá entregar perto de uma centena de aeronaves comerciais em 2025, retomando ao patamar pré-pandemia.

Fictício jato comercial de fuselagem estreita da Embraer
Uma projeção fictícia de um jato comercial maior da Embraer (Arte de Airway sobre imagem de divulgação)

Lisonjeado mas com os pés no chão

Como esperado, o CEO da Embraer respondeu a questionamentos sobre um hipotético jato de fuselagem estreita para disputar mercado com o Boeing 737 e Airbus A320.

Ele viu os rumores como algo positivo, reforçando que o mercado enxerga na Embraer uma empresa capaz de oferecer um produto nesse segmento, mas garantiu que não há qualquer plano de lançar uma aeronave assim nos próximos anos.

Ainda assim, Gomes Neto reconheceu que a Embraer “está sempre avaliando” alternativas.

O executivo também abordou o litígio com a Boeing a respeito do fim da joint venture que uniria as divisões comerciais das empresas em 2020. Segundo ele, uma decisão da Justiça deverá ser conhecida até o fim deste semestre.

Total
0
Shares
3 comments
  1. já está na hora de a Embraer alçar vôos mais altos, se quiser ser uma empresa de porte grande,não uma criança com crescimento atrofiado. tem que pensar em cutucar a Airbus, e boing que são as grandes tem que aprender a remar em mares mais profundos.

  2. Esse presidente sabe mesmo jogar palavras ao vento,os E 2 são aeronaves realmente espetaculares,mas apanha feio dos a220, muito em razão da sua autonomia,mas a Air bus e Boeing não estão atrasados na entregas e sim com sua produção cheias,oque não ocorre na Embraer que necessita sim de encomendas

  3. Palavras de coragem: “tem que alçar võos mais altos, se quiser ser uma empresa de porte grande”. Só tem um pequeno detalhe, aliás, bem desprezível (rsrsrsrsrsrs) : grana, muita grana, mas muita grana mesmo, entendeu? E é um montante, talvez, 10 vezes ou mais que o valor da Embraer. Ah, e tem mais um detalhe: os especialistas no assunto e, principalmente, as empresas aéreas, que são as mais interessadas no assunto, querem uma aeronave disruptiva, que revolucione o mercado, que seja mais eficiente em, no mínimo, 30%. Ou até mais. Ainda não se tem tecnologia para tal. Falar da boca para fora é fácil, acusar este ou aquele de medroso, incompetente, também. Aprofundem-se mais sobre um assunto antes de falar lorotas.

Comments are closed.

Previous Post
Novo caça Sukhoi Su-35S da Rússia

UAC entrega outro caça Su-35 enquanto novos Su-57 seguem sumidos

Next Post
Um dos 15 caças Gripen que estão sendo montados no Brasil

Saab celebra um ano da fábrica do caça Gripen no Brasil

Related Posts
Total
0
Share