Embraer e ATR de olho? Air India quer lançar companhia regional

Tradicional empresa aérea indiana está discutindo assunto internamente, segundo reportagem. Um dos maiores mercados do mundo, Índia tem frota minúscula de aviões regionais
Air India de olho no mercado regional
A350 da Air India

Uma boa notícia para a Embraer: a Air India, mais tradicional companhia aérea do país e que foi assumida pelo Grupo Tata, estaria estudando uma possível entrada no mercado de aviação regional indiano.

Com visual renovado e com uma carteira enorme de pedidos, a empresa pretende enfrentar a IndiGo, companhia aérea de baixo custo que expandiu sua presença no país e prepara a estreia nas rotas internacionais.

A própria IndiGo, que detém 60% de participação na aviação regional, também planeja ampliar sua atuação.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O ATR 72 é atualmente o avião turbo-hélice comercial mais vendido no mundo (ATR)
O ATR 72 da IndiGo (ATR)

Em maio, reportagens da mídia local revelaram que a empresa aérea estuda um pedido de 100 aviões. As conversas envolveriam a ATR, da qual já opera 45 ATR 72, mas também Airbus (A220) e a Embraer (E-Jets).

A entrada da Air India nesse segmento seria, portanto, uma reação à expansão da IndiGo e uma forma de alimentar seus principais hubs.

Segundo uma fonte do site Mint, as discussões por enquanto são internas e ainda deverão passar por mais rodadas de estudo até uma decisão final, porém, a empresa pretende “fornecer uma solução de viagem completa para viajantes indianos.”

Jatos E175 da Star Air
Jatos E175 da Star Air (Embraer)

Frota regional na Índia mal passa de 100 aviões

A Air India já teve um braço regional enquanto era uma estatal, a Alliance Air, mas que não foi incluída na privatização, quando foi arrematada pelo Grupo Tata.

Hoje a Alliance Air tem a segunda maior frota de aviões regionais da Índia, com 20 turboélices ATR.

Ao todo há pouco mais de 100 aviões regionais em operação no país, menos da metade da frota de jatos A320 da IndiGo, por exempço.

A Alliance Air, que pertenceu à IAir India estatal, opera turboélices ATR
A Alliance Air, que pertenceu à IAir India estatal, opera turboélices ATR

Os turboélices predominam, sobretudo pela ATR e alguns Dash 8 enquanto jatos regionais são pouco usados por enquanto.

Além de cinco CRJ-200 na Zooom, há oito jatos da Embraer na Star Air. A companhia aérea sediada em Bangalore possui quatro ERJ 145 e recentemente adicionou outros quatro E175 com 76 assentos à sua frota.

Os planos de expansão da IndiGo e da Air India, caso confirmados, podem ser um grande impulso para as fabricantes ATR e Embraer, que atualmente são as únicas a oferecer aeronaves abaixo de 100 assentos no mercado.

 

Total
0
Shares
Previous Post
O ARJ21 no aeroporto chinês a 3.200 metros de altitude

Jato chinês ARJ21 faz estreia em aeroporto em grande altitude

Next Post
Airbus A320neo de matrícula PR-YSR da Azul

Azul, Gol ou LATAM: quem recebeu mais aviões no 1º semestre de 2024?

Related Posts
Total
0
Share