A Embraer sofreu mais uma derrota para a Airbus numa concorrência de jatos comerciais, desta vez na Europa.A Croatia Airlines, pequena companhia do país dos Balcãs, anunciou nesta terça-feira, 4, que irá renovar sua frota de aeronaves com o A220, rival direto da família E2.
Segundo a empresa aérea, o jato da Airbus será o único tipo de avião em sua frota a partir de 2026. Atualmente, a Croatia possui cinco A319, um A320 e seis turboélices Dash 8, todos com idade elevada.
Os detalhes do futuro acordo não foram antecipados, mas devem envolver a conversão de quatro A320neo pendentes de entrega e que foram encomendados em 2015 – a Airbus não havia se manifestado até a publicação do artigo.
Fundada em 1989, a Croatia Airlines já operou aeronaves de vários tipos como o 737, MD-80, ATR, CRJ e BAe 146. Há algum tempo, a empresa passou a negociar com Airbus, Embraer e também a Boeing.
Tanto a fabricante europeia como a empresa brasileira enviaram o A220 e o E195-E2 para uma visita ao país em 2021 a fim de demonstrar na prática suas propostas.
Oferta irrecusável
A escolha da Airbus é mais uma frustração para a fabricante brasileira que em setembro havia externado seu otimismo quando à escolha da família E2.
Segundo relatos da mídia local, a Embraer teria feito à Croatia Airlines uma oferta irrecusável que incluía até uma compensação financeira pela perda do depósito de 10 milhões de euros para reserver os A320neo e que não seria reembolsável.
Diante da fila de espera pelo A220, a Embraer também acenava com entregas a partir de 18 meses além de uma economia operacional maior que sua rival.
A nova derrota para a Airbus reforça o temor que a gigante europeia tem sido extremamente agressiva em suas propostas, dificultando o trabalho da Embraer. O programa A220 é bastante deficitário a ponto de o equilíbrio financeiro só ser esperado para meados da década.
Que a Croatia Airlines vá…..
Eu gosto da Airway, mas é interessante que nunca vejo, quando a Embraer fecha negócio com alguma empresa, a máteria dizendo que a “Airbus foi derrotada”… É impressionante esse espírito de “cachorro vira-lata”!!!
O título da matéria, bem como os pedaços realçados da matéria, são no mínimo inapropriados. Se o jornalista soubesse que para cada avião vendido, vários não o são, entenderia que essa não é uma derrota, mas a perda de uma concorrência.
A forma tenta depreciar a empresa, mas na verdade o autor se deprecia, pois posa nem mesmo de analista, mas de torcedor. E pior, do time adversário.
Oi Marcelo, tudo bem? Da Airbus eu não lembro agora, mas teve esse recente: “Embraer C-390 derrota o C-130J Hercules em concorrência da Holanda”. https://www.airway.com.br/embraer-c-390-derrota-o-c-130j-hercules-em-concorrencia-da-holanda/
Caros (e aqui incluo o leitor Neuler, que acabou de nos criticar), nós não temos time não. Se é para dar má notícia vamos dar. Assim como publicar notícia positiva e reconhecer algum mérito de qualquer empresa.
No caso da disputa Embraer x Airbus está mais do que claro que existem outros fatores além de técnicos para definir vencedores e perdedores. A Croatia Airlines, por exemplo, preferiu esperar mais de três anos pelos A220 em vez de oferecer aeronaves novas (E2) para seus clientes a partir de 2024. Já a Porter Airlines, do Canadá (terra do A220), enxergou a situação diferente, preferindo os E2, que estão prestes a serem entregues.
Um abraço!
Enquanto a Embraer nao aumentar o alcance do aviao,ela continuara perdendo vendas.
Embraer entregou o E-Jet de número 1700, isso não é uma derrota, o título da postagem é sensacionalista e depreciativo, o Airway é um bom site, mas se render ao viralatismo não é bom
Não vejo isso como derrota, mas sim uma negociação não concluída, pois a empresa já usa aviões da marca que irá substituir.
Muito sensacionalista essa matéria!
Derrotada???🤔😒
Não vejo assim, a Embraer não fechou com essa empresa mas com certeza virão outras com muitos pedidos👊
Somos bons no que fazemos, creio que o sensacionalismo é para vender a notícia. Vamos apostar no nosso produto.