Embraer e NAC sacramentam contrato para 10 jatos E190F e E195F

Conversão das aeronaves havia sido anunciada em maio, mas ainda aguardava que acordo fosse assinado. Primeiros jatos serão entregues em 2024
A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing
A Astral Aviation seria a primeira cliente do cargueiro, mas desistiu do leasing (NAC)

A Embraer e a empresa de leasing NAC (Nordic Aviation Capital) assinaram nesta semana um contrato de conversão de dez E-Jets para o padrão E190F/E195F de carga.

O acordo entre elas já havia sido anunciado em maio, mas apenas agora as duas empresas fecharam o pedido firme de conversão. Apesar disso, tratava-se apenas de formalidade afinal a NAC já havia negociado o leasing de dois de seus E190F com a companhia Astral Aviation, do Quênia.

O programa P2F (“passenger to freight”, em inglês) foi anunciado em março deste ano pela Embraer, após uma longa expectativa. Com cerca de 1.700 aeronaves da família E-Jet já entregues, a conversão para carga de parte desses aviões era esperada.

A Embraer, no entanto, somente considerou viável converter as duas versões maiores, E190 e E195, deixando o numeroso E175 e o pioneiro E170 de lado, possivelmente pela baixa capacidade.

Jatos E190F e E195F (Embraer)

O E190F poderá transportar até 13.150 kg e o E195F, até 14.300 kg de carga paga máxima. Já no transporte de comércio eletrônico, cuja densidade é menor, os dois aviões poderão lidar com uma carga útil de 10.700 kg (E190F) e 12.300 kg (E195F).

O trabalho de conversão será feito nas instalações da Embraer no Brasil. Entre as mudanças necessárias estão a instalação de uma porta de carga dianteira principal, do sistema de movimentação de carga, de uma barreira de carga rígida, sistema de detecção de fumaça de carga.

Além disso, os E-Jets receberão alterações no sistema de gerenciamento de ar, remoção de interior, provisões para transporte de materiais perigosos e o reforço de piso.

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