Embraer e sua “gêmea indiana”, a HAL, podem se unir para fabricar o KC-390, diz site

Executivos da Embraer estão na Índia para participar da reunião do B20; força aérea indiana planeja a compra de até 80 aeronaves com as características do KC-390 Millennium
Adequado para a Índia: o KC-390 é certificado para operar em pistas sem pavimento (Embraer)

A Embraer e a fabricante estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) podem estar no caminho para formar uma joint venture para fornecer o KC-390 Millennium para a Força Aérea da Índia, segundo o IDRW.

De acordo com a publicação, representantes da Embraer deverão visitar as instalações da HAL na Índia ainda neste mês para explorar a possibilidade de uma parceria. O AIRWAY questionou a fabricante brasileira sobre a veracidade da informação divulgada pela página indiana, mas ainda não obteve resposta.

Executivos da fabricante brasileira, incluindo Francisco Gomes Neto, CEO e presidente da Embraer, e Bosco da Costa Junior, CEO e presidente da divisão Embraer Defesa e Segurança, estão na Índia nesta semana para participar de uma reunião do B20 – grupo de empresários de países do G20, do qual Brasil e Índia fazem parte.

O KC-390 é apontado como a principal opção para o programa de aquisição de Aeronaves de Transporte Médio (MTA, na sigla em inglês) para a Força Aérea da Índia. Se confirmado, este pode ser o maior acordo relativo ao Millennium, dado que Nova Delhi pretende adquirir entre 60 e 80 aviões com as características do modelo militar multimissão da Embraer.

A possibilidade de um acordo da Embraer com a HAL é comentada há mais de um ano. O ex-presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider confirmou em junho de 2022 que a empresa brasileira havia iniciado conversações com a fabricante indiana para desenvolver uma versão do KC-390 para atender as necessidades do gigante asiático.

O KC-390 é proposto como uma alternativa ao antigo C-130 Hercules, da Lockheed Martin (FAB)
O KC-390 entrou em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2019; Portugal e Hungria também têm pedidos confirmados (FAB)

“Temos absoluta certeza de que (o Millennium) é o produto certo para a Índia. Para ser franco, estamos no início do processo (de conversações) com as autoridades indianas. E acreditamos que com o parceiro indiano certo e a abordagem certa, seremos capazes de entregar para a Índia a melhor solução, mesmo integrando no avião produtos indianos”, afirmou Schneider na época.

Em março deste ano, o atual CEO da Embraer Defesa e Segurança, Costa Junior reafirmou o interesse da companhia brasileira no mercado indiano e que “está aberta a vários tipos de cooperação” com o país asiático.

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Uma joint venture da Embraer com a HAL pode levar a construção de uma linha de produção do KC-390 no território da Índia. Nos últimos anos, Nova Dheli vem realizando importantes investimentos em sua indústria de defesa no intuito de se tornar protagonista no setor e alcançar maior independência nesse ramo para não depender de importações.

O primeiro KC-390 de Portugal em voo (Embraer)

Assim como a Embraer, a HAL tem sido por muitas décadas uma fabricante que apoia as iniciativas de defesa da Índia. A empresa, no entanto, não nasceu estatal como a ‘gêmea’ brasileira. Ela foi fundada pelo empresário Walchand Hirachand em dezembro de 1940.

Mas já no ano seguinte, o governo indiano decidiu adquirir parte das ações e em 1942 nacionalizou a Hindustan Aircraft Limited, como era chamada inicialmente. A fabricante já desenvolveu diversas aeronaves, mas o mais notório atualmente é o caça LCA Tejas, que disputa um pedido da Força Aérea Argentina.

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  1. Espero que essa parceria se concretize, assim dará um “empurrão” no C-390/KC-390, proporcionando muito mais visibilidade ao produto no mercado mundial. Mais uma vez, a Embraer não pode ficar dependente dessa porc@ri@ da FAB.

  2. por que tem que fazer joint venture, não consegue andar com as próprias pernas?Tem que passar a tecnologia para concorrentes?

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