A Embraer e a Toyota do Brasil expandiram o acordo de cooperação assinado em junho de 2022 que visa a aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS) em suas operações industriais.
A montadora japonesa tem avaliado e sugerido aprimoramentos em manufatura na fábrica da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Segundo a fabricante de aviões, apenas a nova metodologia empregada na fase da produção das asas dos jatos comerciais E-Jets resultou em uma redução de 50% no ciclo de manufatura.
O tempo total de fabricação da seção foi reduzido em 17% e o ganho de eficiência cresceu emtorno de 20%. Agora, a equipe do programa dará sequência à expansão da aplicação das iniciativas desenvolvidas em parceria com a Toyota para outras etapas da fabricação das asas.
O novo acordo prevê também que as metodologias serão implantadas em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.
“A interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e potencializar ganhos de eficiência de maneira sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos muito felizes com a ampliação do acordo que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas em sistema produtivo.”
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando o fortalecimento de operações dessa grande empresa nacional. Importante dizer que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e adequação de mentalidade para um olhar atento à melhoria contínua. Seguimos honrados por fazer parte disso”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
O sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gerenciamento quebusca otimizar os resultados dos negócios e que pode ser aplicado, portanto, a qualquer atividade em uma organização.
Um dos principais conceitos do sistema é o fluxo contínuo de fabricação acertado com os fornecedores, que evita excesso de estoque e desperdícios, o chamado ‘just in time’.
União de dois “Bandeirantes”
A cooperação entre Embraer e Toyota do Brasil traz uma coincidência, o início de suas atividades no país por meio do Bandeirante. Enquanto a fabricante de aviões surgiu do projeto do EMB-110 Bandeirante no final dos anos 60, a montadora se estabeleceu no Brasil no final da década para produzir o jipe Land Cruiser, que foi rebatizado como Bandeirante em sua unidade em São Bernardo do Campo, SP.
Eu tenho um orgulho imenso de fazer parte dessa história