Uma situação assustadora afetou os passageiros do voo AM165, da Aeromexico, na manhã de quinta-feira, 5, na cidade de Culiacán, próxima ao litoral do Oceano Pacífico. O jato E190, da Embraer, de registro XA-ALW, se preparava para decolar quando dezenas de tiros são ouvidos.
Vídeos gravados de dentro da cabine mostram passageiros no chão da aeronave, tentando se proteger. Não houve feridos, mas a Aeromexico admitiu que o avião da Embraer foi atingido por projéteis.
Outra gravação externa mostra o jato E190 se movimentando em velocidade elevada e depois parando e retornando ao terminal de passageiros, enquanto, inúmeros policiais tentam se proteger dos seguidos disparos. Segundo relatos, um Boeing 737 da Força Aérea do México havia pousado um pouco antes enquanto mais tiros ocorrem.
The footage from outside showing the AeroMexico plane taxiing whilst gunfire is heard. pic.twitter.com/CIOqsyDIwm
— CNW (@ConflictsW) January 5, 2023
Imagens que circulam em redes sociais mostram um oríficio na cauda da aeronave, mas não houve como confirmar se trata-se do jato XA-ALW.
Segundo comunicado da Aeromexico, “o avião nunca inicou a corrida de decolagem. Após este incidente se ativaram os protocolos da companhia e foi feito um alerta às autoridades correspondentes, com quem coordenamos as investigações. Os clientes e colaboradoes se encontram seguros”.
O aeroporto foi fechado após o episódio e permanecia sem operar nesta sexta-feira, 6.
Prisão de filho de traficante
Culiácan é conhecida por ser o lar do traficante El Chapo, que era líder de um cartel de drogas na região até ser preso e extraditado para os Estados Unidos em 2017.
Horas antes do incidente no aeroporto, o filho do traficante, Ovidio Guzman, que assumiu o controle do cartel, foi preso, desencadeando uma onda de violência na cidade. O presidente dos EUA, Joe Biden, está prestes a desembarcar no México para uma visita oficial.
Algumas testemunhas relataram que uma picape com homens armados teria feito os disparos em direção à pista, mas a informação não pode ser confirmada.
A Aeromexico possui uma frota de 42 E190, que são operados pela subsidiária Aerolitoral como Aeromexico Connect.