Embraer E190 da Azerbaijan foi atingido por míssil Pantsir-S e perdeu toda pressão hidráulica

Aeronave com 67 pessoas caiu em Aktau em 25 de dezembro após tentar pouso em Grozny, que passava por ataques de drones
Destroços do Embraer E190 mostram possíveis danos por estilhaços
Destroços do Embraer E190 mostram possíveis danos por estilhaços (GC)

O Embraer E190 da Azerbaijan Airlines que caiu em 25 de dezembro passado foi atingido por mísseis Pantsir-S, afirmou o governo do país à Reuters.

O sistema de defesa aérea russo estaria implantado nas imediações de Grozny, destino do voo J2-8243, procedente de Baku.

Segundo a fonte, fragmentos do míssil foram encontrados em meio aos destroços da aeronave.

Um relatório preliminar da comissão de investigação do Cazaquistão, onde o jato caiu após tentar pousar em Aktau, afirmam que o E190 perdeu toda a pressão hidráulica após ser atingido por duas explosões enquanto deixava Grozny.

Sistema de mísseis anti-aéreo Pantsir-S (Reprodução)

De acordo com a investigação, os pilotos da aeronave 4K-AZ65 tentaram pousar duas vezes em Grozny com ajuda da torre do aeroporto, já que os sistemas de GPS não estavam funcionando – haveria interferência no sinal na região.

Sem visibilidade, a tripulação decidiu retornar para Baku, mas enquanto era vetorizada para um ponto a nordeste de Grozny, o jato sofreu o impacto de uma explosão e os sistema de hidráulico perdeu pressão.

Uma porta de serviço traseira se abriu e o avião passou por uma despressurização. Logo em seguida, um novo estrondo é ouvido no gravador de voz da cabine.

Avião controlado pelo empuxo dos motores

A tripulação, sem ter ideia clara do que houve, chegou a comentar com a torre de Grozny ter passado por uma colisão com pássaros.

Após avaliar alternativas, os pilotos da Azerbaijan decidiram atravessar o Mar Cáspio em direção à Aktau, utilizando o empuxo dos motores para manter a aeronave sob controle.

O jato E190 4k-AZ65 que caiu no Cazaquistão

A despeito da falta de pressão hidráulica, o E190 teve o trem baixado e os flapes estendidos, mas os pilotos não conseguiram chegar à pista do aeroporto cazaque, caindo sobre uma área próxima.

A despeito do impacto, 29 dos 67 ocupantes sobreviveram. Os destroços do Embraer revelaram vários buracos causados por estilhaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
C-390 com as cores da Força Aérea da Índia

Embraer levará o C-390 Millennium para o Aero India 2025

Related Posts