A Virgin Australia Regional Airlines (VARA) está avaliando um substituto para os seus quatro antigos jatos Fokker 100, segundo um memorando interno que vazou na semana passada.
Entre as alternativas estão o Airbus A220-100, menor versão da aeronave, e o Embraer E190-E2, jato brasileiro que entrou em serviço em 2018.
“Estas são aeronaves de nova geração que oferecem desempenho superior em comparação com o F100, menor consumo de combustível e emissões através do emprego de motores turbofan com engrenagens, produtos aprimorados para o cliente e melhor desempenho operacional”, disse o gerente executivo da VARA, Nathan Miller, no memorando.
Segundo ele, a empresa prevê ter ao menos quatro aeronaves de nova geração baseadas em Perth, no oeste da Austrália, já a partir de meados de 2025.
Os jatos fariam sobretudo voos charters além de rotas regulares em períodos em que a demanda de fretamentos é baixa.
Jatos A220 e Embraer na Austrália
A Virgin Australia Regional Airlines possui quatro Fokker 100 com uma média de idade de 32 anos. São aeronaves que voaram inicialmente na USAir (hoje parte da American Airlines) e Midway além de um exemplar usado pela própria fabricante.
As aeronaves possuem 100 assentos em classe econômica, menos do que a capacidade nominal do jato regional holandês, que é de 108 assentos.
A regional tem ainda sete Airbus A320 enquanto a Virgin Australia, que opera rotas domésticas, possui 87 Boeing 737NG e MAX.
Na Austrália, o A220 estreou na QantasLink, mas na variante -300, de maior capacidade. Já os E-Jets da Embraer estão presentes na Alliance Aviation além de um E190-E2 ser operado pela Pionair.