A Embraer realizou um voo de demonstração com um jato E190-E2 a partir de Seul até o Aeroporto de Pohang, na Coreia do Sul. A novidade é que o jato com mais de 80 passageiros realizou um pouso simulado em apenas 1.066 metros de pista.
Trata-se de uma distância bem inferior ao da pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que é bastante restrita, com cerca de 1.300 metros de extensão.
A apresentação do jato brasileiro tem um motivo claro: comprovar sua capacidade de operar no futuro Aeroporto da ilha de Ulleungdo, a 120 km do litoral sul-coreano.
Com uma área total de 73 km, a ilha não possui aeroporto e os moradores e visitantes dependem do transporte marítimo para acessá-la.
O governo, no entanto, já iniciou a construção do aeroporto de Ulleungdo, que deve ficar pronto em 2025. O problema é que a pista será pequena, de apenas 1.200 metros de comprimento.
O E190-E2, inclusive sobrevoou a ilha antes do pouso em Pohang, para demonstrar também seu alcance, com combustível até o retorno a Seul.
A princípio, o objetivo é que apenas aeronaves com capacidade para até 50 passageiros operam no local, mas há um movimento para ampliar esse limite para 80 assentos – daí a Embraer ter demonstrado o E190-E2 com uma lotação parecida.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Embraer aproveitou a nova visita à Coreia do Sul para assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo da Província de Gyeongsangbuk-do, com o objetivo de promover ações no segmento de aviação com a maior província do país.