No dia 1º de setembro de 2006, a Embraer entregou o primeiro jato E195. O cliente lançador do maior avião comercial da fabricante brasileira foi a Flybe, companhia aérea regional do Reino Unido, com um modelo configurado para 118 passageiros. Desde então, nesses 10 anos, a fabricante entregou 150 unidades do aparelho para 17 empresas no mundo todo.
A companhia aérea dona na maior frota de E195 no mundo é a Azul, com 66 aeronaves – a empresa também voa o E190, todos em rotas domésticas. A família E-Jets ainda é composta pelo modelo E175, o “caçula” do trio, e a Embraer planeja lançar a nova geração da família, os E-Jets E2, a partir de 2018, começando com o E190-E2.
O E195 é o avião mais vendido no mercado mundial em sua categoria, com capacidade para 122 passageiros. Outra característica do jato brasileiro são os comandos automáticos fly-by-wire, tecnologia que substitui controles mecânicos.
Especialista em rotas regionais
O E195 é um dos aviões mais pedidos por empresas “low-cost” especializadas em rotas regionais de média densidade de ocupação. Por não ser tão grande como um Boeing 737, ou menor que um turbo-hélice, a aeronave da Embraer é uma solução que atende esse “meio termo” do mercado da aviação comercial de forma eficiente e de acordo com a demanda de passageiros e custos.
Segundo dados da Embraer, o E195 decola com peso máximo de até 51.800 kg e a cabine pode ser configurada para acomodar 94 passageiros em duas classes ou 122 ocupantes na versão de alta densidade – os E195 da Azul são configurados com 118 assentos. A velocidade máxima da aeronave é de 890 km/h e a autonomia pode chegar a 4.537 km.
Alguns dos principais operadores do E195 são as companhias europeias Lufthansa Cityline, LOT Polish Airlines e Air Europa, e a chinesa Hainan Airlines. O maior modelo da família E-Jets da Embraer nunca sofreu nenhum incidente grave.
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