O Embraer E195-E2 estreará em breve nos Estados Unidos por meio da companhia aérea canadense Porter Airlines. A empresa agendou o início dos voos com o jato brasileiro para novembro, abrangendo cinco cidades no estado da Flórida, com partidas de Toronto e Ottawa, no Canadá.
Ao todo, a Porter oferecerá sete rotas diárias de ida e volta entre os destinos nos EUA e Canadá. Os trechos incluem voos de Toronto para Fort Lauderdale, Fort Myers, Miami, Orlando e Tampa, e de Otawa para Fort Lauderdale e Orlando.
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“Os canadenses estão acostumados a voar para a Flórida, mas não assim. O serviço de bordo totalmente econômico da Porter é incomparável a qualquer outra companhia aérea na América do Norte. Quer se trate de Wi-Fi grátis, sem assentos intermediários, cerveja e vinho grátis junto com lanches premium ou comida fresca e saudável, a Porter está desafiando a definição da indústria de viagens aéreas econômicas. Acreditamos que o tempo a bordo da nossa aeronave é tão importante quanto no destino”, disse Kevin Jackson, vice-presidente e diretor comercial da Porter Airlines.
A transportadora canadense é um dos maiores clientes dos novos jatos E2. A Porter Airlines, que é o primeiro operador da nova geração de aeronaves da Embraer, tem encomendado 50 modelos E195-E2 configurados com 132 assentos. Segundo dados do Airfleets, a companhia possui 15 aviões do tipo da frota – o mais recente foi entregue na última sexta-feira (19).
E2 mais adequado para os EUA está congelado
Os EUA é o país onde mais existem jatos comerciais da Embraer em serviço. São cerca de 700 aeronaves E-Jets em operação com 10 empresas, sendo a maioria delas transportadoras regionais que atuam em parceira com as grandes companhias aéreas locais. Os novos modelos da série E2, no entanto, ainda não emplacaram por lá devido a questões burocráticas.
O jato da Embraer mais numeroso nos EUA, com mais de 560 unidades em operação, é o E175. O substituto dele existe, é o E175-E2. Porém, o projeto foi congelado pela fabricante brasileira no ano passado e o desenvolvimento só deve ser retomado entre 2027 e 2028.
A empresa atribuiu a suspensão do E175-E2 às “discussões em andamento da cláusula de escopo das grandes companhias aéreas dos EUA com os sindicatos de pilotos sobre a limitação de peso máximo de decolagem (MTOW) para aeronaves com até 76 assentos, juntamente com as condições atuais do mercado global para aviação comercial”.
Na época, a Embraer também considerou que o contínuo interesse das companhias aéreas dos EUA pelo E175 de primeira geração contribuiu para ratificar a decisão. A aeronave de 76 lugares é a única atualmente em produção que atende às cláusulas de escopo das empresas regionais dos EUA.
O E175-E2 foi projetado tendo em vista um possível relaxamento das regras que limitam a utilização de jatos pelas companhias aéreas regionais ligadas às grandes empresa aéreas dos EUA. Enquanto isso não ocorrer, o lançamento da aeronave deve continuar incerto.