Embraer E195-E2 estreia no ‘Santos Dumont’ de Londres

Aeronave da Helvetic Airways a serviço da Swiss pousou pela primeira no aeroporto central da capital do Reino Unido nesta quarta-feira
Jato E195-E2 da Helvetic Airways
Jato E195-E2 da Helvetic Airways (Anna Zvereva)

O London City Airport estreou uma nova aeronave em seus voos regulares nesta quarta-feira, 26, após o pouso do Embraer E195-E2 de matrícula HB-AZI, da Helvetic Airlines.

Trata-se da maior aeronave comercial da fabricante brasileira, que assumiu o voo LX456, da Swiss. O jato decolou de Zurique às 11h45 e pousou em Londres ao meio-dia (horários locais).

A própria Helvetic convocou spotters para registrar o fato em suas redes sociais.

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A Swiss voa normalmente com o Airbus A220-100 na rota, porém, repassa alguns voos para a também suíça Helvetic, em regime de ACMI.

Convite da Helvetic para que spotters registrassem o pouso (Helvetic)

O aeroporto de Londres tem nos E-Jets da Embraer seu tipo mais popular de aeronave, porém, o E195-E2 ainda não havia sido usado a despeito de ter obtido o aval da CAA UK para operar no local.

Com 134 assentos, o E195-E2 leva nove passageiros a mais que o A220-100, então a maior aeronave a operar no London City atualmente.

Conhecido pela proximidade com os centros financeiros de Londres, como a City e Canary Wharf, o aeroporto possui apenas uma pista de pouco mais de 1.500 metros de extensão.

Airbus A220 no London City Airport

Steep approach

Por estar inserido em uma zona habitada, as autoridades de aviação do Reino Unido restringem as operações no aeroporto a fim de não incomodar os moradores.

Para voar no London City Airport é preciso ter a autorização para o ‘steep approach’, um procedimento em que os aviões se mantém mais distantes do solo e pousam em um ângulo mais pronunciado para reduzir o ruído.

No ano passado, o aeroporto obteve autorização para expandir as operações, mas desde que aeronaves até o porte do E195-E2 e A220-300 sejam usadas.

O Aeroporto London City, em Londres: restrições de aeronaves e espaço maior da mancha urbana (LCA)

A administração do London City Airport, no entanto, tenta aprovar a operação do Airbus A320neo, uma aeronave para cerca de 180 passageiros, que poderia ampliar a oferta de assentos sem criar novos voos.

Além da Helvetic, também a KLM poderá no futuro adicionar seus E195-E2 para voar para o aeroporto, mas por ora ela tem usado apenas os E-Jets de primeira geração a partir de Amsterdam.

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