O E195-E2 de matrícula PR-ZIQ, que estava exposto no Farnborough Airshow nesta semana, realizou o primeiro pouso do modelo da Embraer no Aeroporto London City, na capital britânica.
Com sua pista curta e encravada na mancha urbana de Londres, o aeroporto é um dos mais restritos do mundo. Apenas aeronaves de menor porte e capazes de aproximações mais íngremes são certificadas para operar no local, daí a importância do fato ocorrido nesta sexta-feira.
Veja também:
A pista do LCY (código do aeroporto) mede apenas 1.508 metros de comprimento e possui ângulos de descida de até 5,5 graus.
Segundo a Embraer, o E195-E2, maior membro da família de jatos regionais, realizou alguns testes de manuseio no solo. A fabricante brasileira espera certificar a operação da aeronave até o final deste ano, abrindo caminho para os voos regulares em 2023 a serem realizados com a KLM Cityhopper.
“O London City é o lar da Embraer. É um excelente aeroporto, não apenas porque é rápido e eficiente para os passageiros viajarem, mas porque seus desafios peculiares como um aeródromo demonstram o excelente desempenho de nossos E-Jets e agora nossa mais recente família de aeronaves E2,” disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
“Este momento também representa a força da parceria que temos com a Embraer e, juntos, desafiando os limites do que é possível neste aeroporto, pois com 146 assentos e uma envergadura de 35 metros, ela será confortavelmente a maior aeronave a operar a partir do LCY,” afirmou Alison FitzGerald, diretora de operações do London City Airport.
Atualmente, 85% dos voos que operam no London City são realizados por aeronaves da Embraer, incluindo o E190-E2, que desde setembro do ano passado realizava rotas pela Helvetic Airways em Londres.
Olá b dia! Perdão mas a matéria contém uma contradição. No primeiro parágrafo informa que o E2 realiza o primeiro pouso no aeroporto londrino mas, no último parágrafo informa que estes voos com os E2 já são realizados pela Helvetic Airways. Um grande abraço!
Olá, Marcus, tudo bem? São aviões diferentes: o E195-E2, maior, pousou hoje pela primeira vez, já o E190-E2, menor, foi certificado no ano passado. Abraços!
Isso Mesmo Ricardo… lembro dessa permissão conseguida pelo E-190 E-2 pela Helvetic.