A Embraer conseguiu entregar 16 jatos comerciais no 3º trimestre e atingiu um total de 42 aeronaves entregues aos clientes até aqui em 2024.
O número é ligeiramente maior do que o previsto por Airway, que havia apontado ao menos 15 aeronaves. O jato não identificado previamente foi entregue à Porter Airlines, do Canadá, que agora tem 42 E195-E2 em sua frota.
Embora as entregas tenham crescido em relação ao 3º trimestre de 2023, a Embraer está bem distante da meta estabelecida por ela para 2024.
A empresa previa entrega ao menos 72 jatos neste ano, mas almeja atingir 80 entregas, que seria o melhor resultado do pós-pandemia.
Ou seja, será preciso entregar ao menos 30 aviões entre outubro e dezembro, algo que a Embraer conseguiu em 2022, mas não em 2023, quando entregou 25 jatos.
As dificuldades com a cadeia de suprimentos têm afetado todas as grandes fabricantes de aeronaves e com a Embraer não parece ser diferente.
Entre julho e setembro foram entregues 10 E195-E2 (seis para a Porter, dois para a Azul e dois para a LOT), quatro E175 (três para a Republic e um para a Skywest) e dois E190-E2 (um para a Royal Jordanian e um para a Scoot).
No acumulado do ano, temos 21 entregas do E195-E2, 15 do E175 e seis do E190-E2.
Carteira de pedidos cai para 374 aeronaves
Há uma tendência clara mostrando a queda nas entregas do E175, jato regional bastante popular nos EUA enquanto os E2 crescem. No entanto, esse ritmo não é equivalente até aqui.
A Embraer registrou apenas um pedido de aeronaves comerciais no 3º trimestre, para a Virgin Australia, que encomendou oito E190-E2 em agosto.
Com isso, a carteira de pedido pendentes caiu de 382 para 374 jatos. São 199 modelos E2 e 175 E1 para serem entregues.